• by Brunelson

Kim Gordon: baixista do Sonic Youth revela a banda que você precisa escutar antes de morrer


Existem poucos baixistas que tiveram um impacto tão grande na música como Kim Gordon do SONIC YOUTH. Além de vocalista, é também membro fundadora do inovador grupo de noise rock alternativo.


Ao lado do vocalista/guitarrista, Thurston Moore, e do guitarrista Lee Ranaldo, Gordon se tornou um ícone do gênero para uma geração inteira.


O desafio de Kim Gordon em se ater aos ideais da sua corrente sempre a fez triunfar artisticamente, mas como uma das musicistas de rock mais influentes de todos os tempos, qual é a música que ela recomendaria para os seus fãs escutarem?


Quando Gordon foi entrevistada pela revista britânica New Music Express em 2018 para escolher um álbum que todos deveriam escutar antes de morrer, a sua resposta foi profundamente enraizada na cena hardcore da qual ela e o SONIC YOUTH introjetavam em sua adolescência.


O álbum que ela escolheu é o único gravado pela banda THE GERMS, o grupo punk rock anárquico de Los Angeles que influenciou fortemente a cena punk hardcore. Originalmente lançado em 1979, o disco chamado "GI" e a banda contava com um dos roqueiros de peso, o futuro guitarrista do NIRVANA e do FOO FIGHTERS, Pat Smear.


Só lembrando que este álbum foi produzido por Joan Jett (vocalista/guitarrista do THE RUNAWAYS).


Para Kim Gordon, o álbum é uma escuta essencial e uma peça útil de nostalgia pessoal. “Eu amava o vocalista Darby Crash e as suas letras”, revelou Gordon, confessando. “Nós estudamos na mesma escola. Ele era um garoto realmente fodido e isso foi no final dos anos 70”.


Gordon também compartilhou que demorou um pouco para ela realmente entender a cena: “Não entrei no punk rock logo de cara... Eu estava na escola quando aconteceu o lance do punk rock em Los Angeles. Parecia muito com o punk inglês e havia muitos punks em Los Angeles, porque é um lugar muito fascista, sabe? Mas nunca houve uma cena punk em New York, para onde me mudei depois que terminei a escola e formamos o SONIC YOUTH, porque não havia mais nada para destruir lá, tipo, já estava tudo uma merda”.


O álbum é frequentemente citado como o primeiro disco punk hardcore lançado, onde é difícil discordar pela gravação visceral e dos sons poderosos que ele emite. Imbuído da energia e ferocidade de uma banda reprimida, o grupo entrega um disco punk perfeito.


De acordo com Kim Gordon, é um álbum que todos deveriam escutar antes de morrer, sendo uma montanha-russa com 16 músicas em quase 40 minutos, onde ficamos mais do que felizes em escuta-lo.


Confira na íntegra o único álbum de estúdio da banda THE GERMS, "GI", lançado em 1979:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead