top of page
  • by Brunelson

Anthony Kiedis: a banda que ele chamou de "os Beatles de sua geração"


Nas últimas décadas, o RED HOT CHILI PEPPERS construiu um legado impressionante e venderam milhões de discos pelo caminho no mundo inteiro.

Para o vocalista Anthony Kiedis e a maioria dos fãs de música, quando se trata de bandas inspiradoras, os BEATLES continuam sendo a referência. É discutível se algum outro artista atingiu as mesmas alturas pioneiras que os BEATLES alcançou em seu auge no decorrer do tempo, mas eles foram inquestionavelmente os primeiros a atingir níveis tão monumentais e abrindo a caixa de pandora para tudo o que veio a seguir.


A cada geração, uma nova banda surge e é imediatamente comparada diretamente ou indiretamente aos BEATLES. Embora ninguém vá recriar o seu impacto sísmico na indústria da música, as comparações continuam.

E na opinião de Kiedis, a única banda que abalou o cenário musical de maneira semelhante aos Beatles foram os RAMONES.

Em 1987, Kiedis teve o seu 1º gostinho de testemunhar os RAMONES ao vivo quando o RED HOT CHILI PEPPERS se apresentou no mesmo festival que eles, uma apresentação que aconteceu na Finlândia. Kiedis olhou para trás neste show como parte do documentário, "Too Tough to Die (A Tribute to Johnny Ramone)", e afirmou como a Europa sempre deu aos RAMONES o seu devido reconhecimento, ao contrário dos EUA.

Na época, Kiedis não estava particularmente familiarizado com toda a extensão do catálogo dos RAMONES - em 1987, o grupo já tinha lançado 10 álbuns de estúdio - mas ao longo dos anos, ele mergulhou mais fundo em seu mundo. Após a morte do guitarrista Johnny Ramone em 2004, Kiedis contribuiu para esse documentário e o RED HOT CHILI PEPPERS até chegou a fazer um cover da música "Havana Affair" dos RAMONES para um disco tributo.

No documentário, Kiedis falou sobre o RAMONES: “Agora que estou um pouco mais familiarizado com o corpo de trabalho deles, RAMONES são realmente os BEATLES de sua geração da qual fizeram parte. É quase impossível escrever tantas músicas boas e isso simplesmente não acontece com muita frequência. Os BEATLES foram a 1ª banda de rock a escrever canções incríveis de forma mais consistente do que qualquer banda havia feito antes, e então, os RAMONES pegaram a bola da vez e fizeram a mesma coisa".

Ele acrescentou: “É incrível, são gravações após gravações e gravações de ótimas canções, então, acho que a história não tem escolha a não ser sermos gentis com uma banda com tanto material bom lançado. RAMONES resiste ao teste do tempo e você simplesmente não pode ignorá-los".

Kiedis também comparou os legados com as bandas contemporâneas dos RAMONES e explicou por que acredita que a reputação deles só crescerá a cada ano que passa, concluindo: “Se eles tivessem lançado apenas 01 ou 02 discos bons, eles ainda poderiam ter essa mística sobre eles assim como o SEX PISTOLS, que lançaram somente 01 álbum de estúdio e são considerados uma das maiores bandas de punk rock de todos os tempos. O legado dos RAMONES é enorme e não sei se a popularidade deles vai continuar crescendo do jeito que sempre foi, mas acho que o respeito e a posição deles na história do rock sempre serão vistos como grandes”.








Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page