• by Brunelson

Bad Brains: a banda que Dave Grohl disse que todos devem escutar antes de morrer


Existem poucas pessoas tão amplamente acreditadas no panteão do rock'n roll como Dave Grohl é. Ele não foi apenas o baterista do NIRVANA, mas desde então levou o FOO FIGHTERS a também ser uma das maiores bandas da história.


Então, quando Dave Grohl recomendar um álbum para escutar, é melhor prestar atenção - ainda mais quando a recomendação dele vem com alguns elogios pesados.


Sem dúvida, o grupo citado por Grohl é uma das bandas punk rock/hardcore mais influentes de todos os tempos e certamente influenciou um jovem Dave Grohl.


O disco em questão se chama "R.O.I.R." da banda BAD BRAINS, que é indiscutivelmente a melhor destilação da cena punk da capital Washington nos anos 80.


O álbum possui alguns nomes (títulos variados), mas Dave Grohl simplesmente se refere a ele como "R.O.I.R.", que poderia muito bem ser um lançamento oficial do BAD BRAINS.


“Os álbuns de estúdio do BAD BRAINS são ótimos, mas para mim, o disco ‘R.O.I.R.’, que é um bootleg não oficial, chega mais perto de capturar o som deles ao vivo em uma fita cassete”, lembrou Grohl quando havia sido entrevistado um tempo atrás pela revista New Music Express.


Faria sentido que Grohl estivesse tão conectado à banda, afinal, ele vivia na agitada cena punk da capital Washington enquanto o BAD BRAINS se tornava um ícone do movimento. “Eu morava na capital Washington no início dos anos 80”, disse Grohl “e entrei na cena hardcore, mas ninguém mais me surpreendeu tanto quanto o BAD BRAINS”.


Grohl acrescentou: “Eu nunca, nunca, nunca vi uma banda fazer algo parecido com o que o BAD BRAINS costumava fazer ao vivo”. Embora se possa apontar a intensidade que o BAD BRAINS refletia nos shows apresentados e que poderia ser um indicador-chave do amor de Grohl pelo grupo, foi na verdade a sua conexão com o público que realmente tornou a banda querida para Dave Grohl. “Eles estavam conectados de uma maneira que eu nunca tinha visto antes”.


Parece apropriado que isso tenha tido um impacto tão grande em Grohl, um homem que é perpetuamente conhecido como "o cara mais legal do rock" - a conexão de Grohl com os seus fãs é incomparável. Entretanto, não havia ninguém mais inspirador do que o BAD BRAINS para o futuro baterista do NIRVANA: “Eles me deixaram absolutamente determinado a me tornar um músico, eles basicamente mudaram a minha vida e mudaram a vida de todos que os viram”.


BAD BRAINS ainda está em atividade e possuem 09 álbuns de estúdio lançados. Grupo formado em 1977, vieram a lançar o 1º disco (homônimo) em 1982 e o último álbum, "Into The Future", em 2012.


Boa caça a este álbum misterioso que Dave Grohl indicou e enquanto isso, confira a apresentação completa do BAD BRAINS no clube CBGB em New York, no ano de 1982:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead