• by Brunelson

Minor Threat: relembrando quando gravaram um cover do The Monkees


MINOR THREAT foi formado em 1980 na capital Washington pelo vocalista Ian MacKaye e pelo baterista Jeff Nelson, onde a dupla rapidamente recrutou o baixista Brian Baker e o guitarrista Lyle Preslar para completar a formação.


Em 1982 e querendo ir ainda mais longe, o 5º membro, Steve Hansgen, juntou-se à formação como baixista, enquanto Baker assumiu o papel de 2º guitarrista e incutindo à banda mais poder do que jamais imaginou ser possível.

Como parece ser o caso da maioria das bandas que estavam à frente da curva, MINOR THREAT teve vida curta, mas em seu tempo eles tiveram um efeito transformador na cena hardcore sendo pioneiros na ética "Do it Yourself" e na musicalidade de estilo acelerado que vemos onipresentes desde então e até hoje.

MacKaye (que depois viria a formar o FUGAZI) e cia fizeram progressos significativos na maneira como distribuíam música e promoviam shows utilizando a ética "Do it Yourself". Em todas as cidades do mundo, você ainda vê esse impacto vivo e forte em bandas de garagem e da cena underground.

A música da banda é crua, apaixonada e continua tão refrescante hoje quanto era há 40 anos atrás.

Ao lado de outras lendas da capital, como o BAD BRAINS e o BLACK FLAG, MINOR THREAT escreveu o manual para o punk rock avançar e é admitido por muitos a sua importância na história do punk hardcore. O ponto mais impressionante sobre o MINOR THREAT é que eles lançaram apenas 01 álbum de estúdio, "Out of Step" (1983). Em pouco menos de 22 minutos agitados, eles conseguiram reunir todo o seu material relevante, permitindo que o punk rock explodisse na multiplicidade de subgêneros que conhecemos hoje.

É uma prova do seu trabalho que eles ainda são tão reverenciados, sendo que o selo e gravadora independente de MacKaye e Nelson, a Dischord Records, continua sendo um dos mais eminentes do mundo.

Outra questão interessante na carreira da banda veio com a música que encerra o seu 2º EP, "In My Eyes" (1981). Fechando esse EP de 07 minutos, eles fizeram um cover triunfante do clássico dos anos 60, a música "(I'm Not Your) Steppin' Stone". Popularizada pela 1ª vez por Paul Revere e The Raiders em 1966, foi o icônico Davy Jones, da banda THE MONKEES, que levou a canção às massas no final daquele mesmo ano.

De maneira típica, MacKaye e a banda reduziram o título para "Steppin' Stone" e aumentaram o ritmo. Com pouco mais de 02 minutos de duração, é um cover de alta octanagem que faz uma forte afirmação de ser um dos melhores covers punk existentes.


MINOR THREAT pegou o material de origem e o retalhou, com os vocais de MacKaye encharcados de reverb e delay. A forma como a banda fundiu o pop açucarado da versão do THE MONKEES com o punk rock, estabeleceu um precedente para a fórmula que faria do NIRVANA o sucesso global no início dos anos 90.

Confira esse cover da canção “Steppin’ Stone” realizado pelo MINOR THREAT:


* Fugazi: álbuns dos anos 90 que não ganharam muita importância em seu lançamento - Parte 1


* Fugazi: “deveria ter tocado trompa, pois sempre escuto na minha cabeça e passo para a guitarra"


* Ian MacKaye: entrevista da Rolling Stone com o frontman do Fugazi e Minor Threat


* Fugazi: guia para iniciantes; 06 músicas definitivas da banda


* Fugazi: relembrando performance poderosa na capital Washington em 1987

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques