top of page

Joey Ramone: "os Ramones foram os criadores de tudo, não há ninguém tão bom quanto nós e nunca haverá"

  • by Brunelson
  • 16 de nov. de 2025
  • 6 min de leitura

Atualizado: 22 de nov. de 2025


O punk rock mudou a indústria musical para sempre, subvertendo as atitudes comerciais da indústria, impondo a impotência definitiva a um ethos "do it yourself" e a discos inovadores e abrasivos. 


Qualquer um podia formar uma banda punk rock, desde que tivesse uma baita indignação, energia incessante e um punhado de acordes básicos de guitarra, ou seja, foi uma revolução cultural de base. 


E como criadores do movimento estava os RAMONES, fornecendo um manifesto musical para milhares de outros grupos (e ainda contando), colocando sua cidade natal, New York, no mapa do mundo como o berço do punk rock em meados dos anos 70 até o início dos anos 80.


Afinal, a cidade abrigou casas de shows lendárias como o CBGB e o Max's Kansas City, que serviram de refúgio para os primeiros grupos punk rock. Dentro da cena CBGB, poucas bandas conseguiram conquistar a mesma reputação que os RAMONES. Vestidos com jeans e jaquetas de couro, o grupo mais parecia uma gangue que privilegiava estruturas musicais simples, guitarras potentes com sonoridade de uma serra elétrica e uma entrega extremamente rápida. O infame "1-2-3-4" do baixista Dee Dee Ramone antes de cada música começar em seus shows, tornou-se um grito icônico da era punk por si só. 










E quando os RAMONES lançou seu álbum homônimo de estreia em 1976, inaugurou a era global do punk rock. Eles foram um grupo bastante singular dentro do movimento punk com seu uniforme rigoroso que parecia estar em desacordo com o estilo individualista de outros grupos punk. Além disso, eles se inspiraram muito no rockabilly e grupos femininos das antigas, chegando a gravar e lançar vários covers em seus álbuns de estúdio - onde muitos críticos afirmam que essa levada com pitadas rockabilly em algumas de suas músicas, seja o verdadeiro punk rock que só os RAMONES fizeram, enquanto praticamente todas as outras bandas punk tentavam se distanciar da nostalgia dos anos 50 e 60.


Durante uma entrevista de 1995 para o jornal The Los Angeles Times, o vocalista Joey Ramone tinha declarado: "Acho que as pessoas que entendem do assunto reconhecem os RAMONES como os criadores de tudo. Não há ninguém tão bom quanto os RAMONES e nunca haverá, quero dizer, todo mundo nos emulou e agora todo mundo meio que toma o nosso som como base".


Apesar disso, o vocalista aproveitou e também destacou algumas das melhores bandas de rock dos anos 90, concluindo: “Existem algumas bandas realmente boas por aí. Acho que minha nova banda favorita é o HOLE. Acho Courtney Love totalmente imprevisível, primitiva e meio espiritual. E ela é ela mesma, tipo, ela não está comprando toda essa merda, você me entende? Eu gosto também do RANCID e do GREEN DAY... Sabe, gosto das bandas que apresentam mais ousadia”.


Resumindo, essas 03 bandas citadas por Joey Ramone (e inúmeras outras) foram de fato devedoras ao som pioneiro dos RAMONES.


"Blitzkrieg Bop" (1º disco, "Ramones", 1976)
































































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page