top of page
  • by Brunelson

Bad Brains: relembrando show de estreia no clube CBGB em 1979


Em 1979, a banda BAD BRAINS estava em uma encruzilhada. O grupo punk rock estava obtendo maior visibilidade e rede de fãs em sua cidade natal, a capital Washington, mas graças a uma lista não oficial de clubes da área que não queria a convivência da banda, o quarteto não conseguia mais tocar em lugar nenhum.

À medida que o BAD BRAINS começou a procurar por novas cidades que os permitissem tocar, eles encontraram um novo lar no lendário clube punk de New York, o CBGB. A incubadora da onda original do punk nova-iorquino, o clube CBGB forneceu o palco para bandas como TELEVISION, BLONDIE, TALKING HEADS, DEAD BOYS, THE HEARTBREAKERS e mais notoriamente, os RAMONES.

Mas agora surgia o BAD BRAINS invadindo o palco do CBGB com um som mais rápido, agressivo e revolucionário.

O discurso de abertura do show pelo vocalista H.R. é quase cômico: vestido com um terno cinza completo, H.R. agradece a multidão por vir e os exorta calmamente a “sentar, ou levantar, ou fazer o que quiserem, mas por favor, façam alguma coisa".

Através de uma explosão de distorção, BAD BRAINS fez "derreter" as fundações do lendário clube punk com uma ferocidade que mesmo a mais hardcore das bandas punk não poderia igualar. H.R. cospe as suas letras sem qualquer tempo para um anúncio, encontrando tempo para um maldito salto mortal (que era de praxe nos shows).


Tente imaginar o que foi essa banda para alguém que não os conhecia e tinha acabado de entrar no CBGB naquela noite. Eram 04 músicos negros que também tocavam várias canções de reggae durante o show, tocando o mais alto e rápido possível, e com mais energia e precisão do que qualquer outra banda da época.





Talvez tenha sido surpreendente ou confuso, mas mesmo com a péssima qualidade gravada do vídeo, você pode sentir a empolgação que o BAD BRAINS gerava e que ainda é palpável mais de 40 anos depois.

BAD BRAINS foi oficialmente deslocados para New York em 1980 e fizeram vários shows no CBGB onde se tornaram uma grande atração. Depois de refinar o seu poder vicioso por meio de apresentações incessantes, a banda gravou o que ainda é o álbum de hardcore mais essencial de todos os tempos, "Bad Brains" (1º disco, 1982).

Esse álbum incluía a própria visão da banda sobre a lista de banidos que fora incluído, como na música "Banned in D.C", além de uma série de clássicos instantâneos como as canções "Pay to Cum", "Big Take Over" e "Attitude". O disco também é cerca de 30% reggae, com músicas como "Leaving Babylon" e "I Luv I Jah", mostrando o conforto da banda com andamentos e ritmos mais lentos.

Mas se você quiser a destilação mais clara do motivo pelo qual o BAD BRAINS é uma das bandas mais lendárias de todos os tempos, tudo o que você precisa ver e ouvir é a sua performance de menos de 02 minutos da canção "At The Atlantis" do seu show de estreia no CBGB em 1979.



Esta música não foi lançada em nenhum álbum da banda, sendo incluída no disco de coletâneas lançado em 1996, "Black Dots".


"At The Atlantis"


Mais Recentes
Destaques
bottom of page