• by Brunelson

03 performances marcantes de bandas no clube CBGB


Abrindo as suas portas em 1973, o lendário clube chamado CBGB é um dos locais de rock mais icônicos na história da música (foto).

CBGB era o lugar para estar se você quisesse ser ouvido onde nenhum lugar lhe daria a oportunidade em New York. Foi o local de nascimento do punk rock e toda a bagagem que veio com ele. Fundado por Hilly Kristal, o clube representava tudo o que era expressivo e autêntico.

A plateia do CBGB não tolerava posers ou qualquer outra pessoa do naipe. A clientela irregular e acidentada era notória num lugar intimidante para se apresentar com alguns atos que iriam triunfar no futuro.

Fechando oficialmente as suas portas em 15 de outubro de 2006, CBGB era anteriormente um bar de motoqueiros, mas depois se transformou para se tornar um dos locais mais importantes do país durante o final dos anos 70 e início dos anos 80. As letras que formam o nome CBGB significam: "country", "bluegrass" e "blues".


* CBGB: relembrando a última noite de show na despedida do clube em 2006

Apesar dessa visão, CBGB logo se tornou um famoso local de artistas punk rock e bandas do rock alternativo e new wave, como RAMONES, TELEVISION, Patti Smith, BLONDIE, TALKING HEADS, DEAD BOYS, BAD BRAINS, SONIC YOUTH, BEASTIE BOYS e várias outras, além de fornecer uma das únicas plataformas acolhedoras para o punk hardcore durante os anos 80 e um dos lugares mais potentes para se apresentar na história da música.


* Bad Brains: como eles mudaram a história do punk rock?

Aqui, resolvemos escolher, dentre várias, somente 03 apresentações marcantes que fizeram presença no clube CBGB.

Segue a relação sem nenhum ordem qualitativa:

Banda: RAMONES (1974)

Em 1974, o clima musical estava repleto de glamour, glitter e hálito de música disco.

Uma banda determinada a virar o roteiro firmemente de cabeça pra baixo foi os RAMONES e eles começaram a sua revolução punk rock em seu lar espiritual: o clube CBGB em sua própria cidade natal, New York.

RAMONES representou um tipo totalmente novo de rock and roll. Eles não estavam satisfeitos com as sensibilidades folk dos anos 60 e nem seriam influenciados pelo brilho estranho do glam rock nos anos 80.

Eles estavam olhando para um novo movimento jovem e fizeram isso acontecer com um simples: “1-2-3-4!”. Foi uma combinação de artista e local com a qual os promotores só poderiam sonhar.

Uma testemunha ocular desta cena foi o jornalista musical, Legs McNeil, o futuro co-fundador da revista Punk. Ele havia dito uma vez em entrevista ao site History sobre essa estreia dos RAMONES no clube CBGB em 1974: “Eles estavam todos usando essas jaquetas de couro pretas e contavam '1-2-3-4' a cada música, sem intervalos... Era apenas essa parede de som. Eles não eram hippies e era algo completamente novo”.

* Ramones: 1ª performance filmada no clube CBGB em 1974


Veja como os RAMONES subiram ao palco do CBGB pela 1ª vez em 1974 para dar a sua introdução ao punk rock. A qualidade do áudio não é boa, mas o que você esperava de uma banda punk?


Banda: BEASTIE BOYS (1982)


CBGB no início dos anos 80 consolidou o seu lugar entre os maiores marcos musicais dos EUA.

Foi corretamente reconhecido como o berço do punk rock e após o relativo sucesso dos RAMONES, Patti Smith, BLONDIE e outros, a fila para entrar geralmente dava a volta ao redor do quarteirão em qualquer noite de show.

Isso levou o clube a ficar conhecido por encorajarem atos menores a pularem no palco no período da tarde, para que em 20 minutos uma multidão que não tinha nada melhor para fazer pudesse conhecer o som de uma nova banda.

Uma dessas bandas punk rock hardcore foi o BEASTIE BOYS - nativos de New York.

Em 1982 (a banda iria lançar o seu 1º álbum de estúdio somente em 1986), BEASTIE BOYS ainda era uma banda de hardcore e você pode ouvir logo abaixo o áudio de sua estreia no clube CBGB que separamos para você.


Banda: DEAD BOYS (1977)

Eles podem ter vindo de Cleveland, Ohio, mas a banda conhecida como DEAD BOYS é tão sinônimo da cena punk rock de New York quanto quase todos aqueles que participaram.

Fedendo a sujeira e desrespeitando os membros do próprio grupo, DEAD BOYS proporcionaria performances a todo vapor, decididas a te levar de cabeça contra a parede.


* Dead Boys: subestimado na importância do punk rock, relembre show no clube CBGB em 1977

A apresentação abaixo ainda é de 1977, mas já poderia ser o arquétipo de como era um show no clube CBGB...


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques