Jimi Hendrix: a clássica música que ele nunca conseguiu gravar oficialmente para ser lançada em um álbum de estúdio
by Brunelson
há 5 minutos
3 min de leitura
Há muitas carreiras musicais que foram tragicamente interrompidas pela morte prematura de um artista, mas se você tivesse que escolher um artista falecido que teria sido ótimo ouvir em épocas contemporâneas ou modernas, para muitos, Jimi Hendrix estaria no topo da lista.
Considerado um talento pioneiro, aparentemente não havia limite para o que o guitarrista poderia ter alcançado, mas sua morte em 1970 impediu o mundo de vê-lo ascender a alturas ainda maiores.
Famosamente fazendo parte do chamado "Clube dos 27" - tendo falecido na mesma idade de nomes como Brian Jones, Kurt Cobain, Janis Joplin e outros - Hendrix lançaria apenas 03 álbuns de estúdio e 01 disco ao vivo (somente com músicas inéditas) durante a sua vida. No entanto, houve uma riqueza de material descoberto após a sua morte que mostrou que ele era muito mais prolífico do que isso e a quantidade de material não lançado e inacabado que ele acumulou é notável para alguém que morreu tão jovem - ele vivia no estúdio, e do estúdio para o show e vice-versa.
E assim, se ainda estivesse vivo, seria inteiramente plausível que Hendrix pudesse ter continuado a lançar músicas do mais alto calibre. Por exemplo, durante a década de 60, seu trabalho levou seus contemporâneos a melhorarem seu jogo, e salvo pelo surgimento de outros grandes guitarristas na cena e nas décadas seguintes, você pode imaginar que Hendrix teria continuado a inovar e inspirar.
Ele também era conhecido e amplamente celebrado por suas performances ao vivo incendiárias, e esse é outro lugar onde Hendrix frequentemente estreava músicas inéditas que nunca chegaram a ver a luz do dia em algum álbum de estúdio. E entre as canções que tiveram a infelicidade de caírem nesse caminho - e mesmo assim ter sido uma figurinha carimbada nos shows - estava a clássica música, "Hear My Train a Comin'’’.
Suas origens remontam ao ano de 1967, quando Hendrix estava sendo fotografado durante uma sessão de estúdio (foto). Quando o fotógrafo pediu para ele fingir tocar algo no violão (de 12 cordas) durante as fotos, sua resposta não foi outra senão improvisar, onde ele acabaria completando-a mais tarde para desenvolve-la em uma composição completa para apresentar nos shows.
Existem várias gravações desta canção por aí - algumas sob outro título - embora nenhuma delas tenha sido finalizada e masterizada para ser lançada em algum álbum de estúdio. Em vários discos póstumos que foram lançados - alguns inverídicos e somente um caça-níquel desgraçado, onde algumas músicas estavam incompletas e foram completadas por outros músicos somente para poderem lançar no mercado - uma versão desta canção gravada em abril de 1969 foi lançada na coletânea, "Valleys of Neptune" (2010), ao lado do seu fiel baterista, Mitch Mitchell, e do seu 1º baixista, Noel Redding.
É uma pena que nunca tenha havido uma oportunidade de ouvir uma versão totalmente desenvolvida da música "Hear My Train a Comin'" como Hendrix pretendia que fosse ouvida, mas independentemente disso, ela ainda continua sendo uma das preferidas dos fãs mais obstinados e é uma joia para qualquer um disposto a vasculhar o tesouro que é o material de arquivo de Jimi Hendrix, o melhor e maior guitarrista de todos os tempos.
Confira exatamente essa performance da canção "Hear My Train a Comin'" retirada da sessão de fotos citada aqui nessa matéria (colocaram o ano de 1973 na legenda, mas o ano correto dessa filmagem é de 1967):
Comentários