Angus Young: a música de Jimi Hendrix que ele escutou pela 1ª vez
by Brunelson
há 1 dia
6 min de leitura
O rock and roll é rico em momentos que continuam a cativar o público, mesmo décadas depois.
Um desses momentos é a ideia de 02 ícones se encontrando pela 1ª vez, criando um cenário tentador onde faíscas voam, egos se chocam e o destino parece entrar em uma difusão overdrive. Nesses casos, os detalhes reais de um encontro como esse muitas vezes desaparecem na lenda.
Mas e quando um futuro herói do rock ouve pela 1ª vez a música de outra lenda?
Esse foi certamente o caso quando o guitarrista do AC/DC, Angus Young, encontrou pela 1ª vez o inimitável Jimi Hendrix. O impacto daquele momento, quando a agulha do seu toca-discos caiu pela 1ª vez em um disco de Hendrix, foi nada menos que transformador para Young, acendendo uma paixão que moldaria sua própria lendária carreira.
Poucas seres humanos do planeta Terra tiveram um impacto gigante na música depois de pegar a guitarra como o australiano Angus Young. O eterno herói da guitarra de uniforme escolar fez a trilha sonora da rebelião adolescente de inúmeras gerações, incutindo neles um desejo sincero de "detonar" sempre que possível.
Mas para Young, assim como para várias lendas do rock, houve um guitarrista que realmente surpreendeu a todos: Jimi Hendrix.
Embora sua posição como o maior e melhor guitarrista de todos os tempos tenha sido afirmada há muito tempo, não é fácil quantificar o impacto que Hendrix teve na música popular. Longe do palco, ele falava gentilmente e com inteligência espiritual autoritária enquanto encorajava continuamente as pessoas a se apaixonarem por sua arte e a encontrarem essa arte em suas músicas inventivas. Hendrix acreditava que cada pessoa tinha um talento esperando para ser desbloqueado, não importasse a área que fosse.
O mantra de performance de Hendrix se tornou um farol para inúmeros guitarristas, moldando fundamentalmente a cena do rock do século XX. Enquanto muitos foram inspirados por seu ethos, foram as performances e gravações ao vivo de Hendrix que deixaram uma marca inesquecível. Seus solos inacreditáveis e criatividade sem limites fizeram dele uma força transformadora na música, alguém que podia entregar o inimaginável em cada nota tocada.
Para Angus Young, ouvir aquele som mercurial pela 1ª vez foi uma experiência transformadora. O poder absoluto e a inovação da música de Hendrix tocaram profundamente dentro dele, acendendo uma paixão que levaria Young a se tornar um dos guitarristas mais icônicos na história do rock.
Young estava se abrindo sobre seus álbuns preferidos uma vez em entrevista para o programa Tiny TV, quando fez a revelação: “A questão é que muito do que vai nesses álbuns, quando éramos mais jovens, é para onde muito disso tudo remonta. Aquele ponto, de quando eu era um adolescente com 13 ou 14 anos de idade. Essa música toda já me empolgava desde essa idade”.
É o momento em nossas vidas em que ficamos felizes em nos esforçar ao máximo para nos entregar à mensagem e arte do artista que estamos conhecendo, achando simplesmente impossível escapar de seu fascínio sobrenatural.
“E eu penso no que eu gostava em termos de música, pois eu tinha que esperar a noite toda”, lembrou Angus Young com um sorriso agradável de um adulto relembrando de sua adolescência. “Eu ficava lá a noite toda e então por volta das 02:00hs da madrugada, tinha um cara que aparecia na rádio e ele tocava música rock. Ele era um radialista americano e eu tinha um pequeno rádio morando na Austrália, onde eu me sentava lá na minha cama e acordava para escutar só por causa desse cara que colocava música rock para tocar. E lá estava eu escutando as últimas novidades”.
“Eu ouvia Jimi Hendrix, CREAM e coisas assim. E mais tarde, você começaria a escutar LED ZEPPELIN e bandas do tipo. Mas foi especialmente quando ouvi a música ‘Purple Haze’ de Jimi Hendrix pela 1ª vez, tipo: 'Cara, é isso!' Eu ficava muito empolgado, sabe?”
Isso não foi o suficiente para Young. Depois de ouvir Hendrix, ele precisava de mais, finalizando: “E então eu pensei: ‘Como vou descobrir mais coisas sobre Jimi Hendrix?’ Eu ficava andando pelas ruas e fui até uma banca de revistas e tentei ver se eles tinham uma revista da Inglaterra, porque eu sabia que ele estava residindo em Londres. Foi quando encontrei uma pequena foto dele com uma guitarra, e eu pensava: ‘Nossa! Eu quero ficar legal assim também’”.
Pelo menos ficou claro que Jimi Hendrix inspirou o guitarrista Angus Young do AC/DC a ser um dos músicos mais proeminentes na história da música em geral.
"Purple Haze" (1º disco, "Are You Experienced", 1967)
Commentaires