top of page

Neil Young: o álbum que ele lançou para dizer à sua gravadora que "ninguém vai me dizer o que fazer”

  • by Brunelson
  • 15 de jun.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de jun.

ree

O primeiro movimento que todos devem fazer ao trabalhar com Neil Young é seguir sua liderança. 


Young normalmente sabe o que quer sempre que entra em um estúdio para gravar um disco, e mesmo que não seja a coisa mais comercial do mundo, sua melhor produção vem dele seguindo seus instintos em vez de ficar sentado fazendo o que ele acha que sua gravadora quer dele. 


Então, quando ele lançou o álbum "Old Ways" (15º disco, 1985), ele fez tudo com a intenção de que seus superiores o odiassem.


Na primeira era da carreira de Young, isso não teria parecido uma má jogada ou algo do tipo. Apesar de ser canadense, Young é responsável por algumas das melhores músicas americanas da era moderna, então, um projeto que não era nada além de um monte de música country, deveria ter se encaixado perfeitamente bem no mercado.


Porém, esse foi apenas uma parte do plano de Young, porque sua gravadora insistiu que ele se afastasse de seus discos country "experimentais" em favor do rock and roll.


Relembrando essa história em uma entrevista para a revista Rolling Stone, Young falou: "O álbum 'Old Ways' foi gravado em Nashville em apenas alguns dias, basicamente da mesma forma que o álbum 'Harvest' (4º disco, 1972) foi gravado, sabe? O álbum 'Old Ways' foi mais um disco country, o que foi um resultado direto por ter sido processado pela gravadora por tocar música country. Quanto mais eles tentavam me impedir, mais eu fazia isso. Só para que eles soubessem que ninguém vai me dizer o que fazer, cara".


E mesmo lançando um disco que se afasta do rock and roll, ainda soa celestial vindo de Young. Ele já tinha passado a maior parte do ano passado desafiando sua gravadora a proibi-lo de fazer a música que ele queria, então, ouvi-lo incorporar seu Johnny Cash interior no álbum "Old Ways" foi o equivalente a meter o dedo na ferida de sua gravadora e executivos.


Moral da história: deixe Neil Young fazer qualquer música que ele queira fazer. Não importa há quanto tempo você está na indústria da música ou o que você acha que sabe em termos do que é um sucesso. Se você tentar "orientar" Young, ele provavelmente fará algo que atropele todas as suas expectativas que você tem dele.


"Are There Any More Real Cowboys" (Disco: "Old Ways")






















































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page