top of page
  • by Brunelson

Kim Gordon: vocalista/baixista do Sonic Youth revela a sua música preferida de todos os tempos


A vocalista/baixista e membro fundadora do SONIC YOUTH, Kim Gordon, mudou-se de Los Angeles para New York em 1980, afirmando: “Eu odeio a frase 'reinvente-se', mas era como se eu tivesse que morar em New York para me tornar quem eu sempre quis ser”, disse ela em seu livro biográfico, "Girl in a Band".

Depois de viver em New York durante a maior parte de sua vida adulta, Gordon voltou para Los Angeles em 2015 após a sua separação do companheiro de banda e marido, Thurston Moore (vocalista/guitarrista). Talvez, a cidade de Los Angeles possua uma atração gravitacional que a levou de volta para casa, impulsionada por uma rica história de música, arte e cultura.

Quando Gordon era adolescente, o bairro de Laurel Canyon em Los Angeles tornou-se um nexo cultural para músicos do rock'n roll e folk. Neil Young, Joni Mitchell, THE DOORS, THE MAMAS AND THE PAPAS, THE BEACH BOYS e inúmeros outros artistas residiam nessa área, que Gordon se referiu como representativa de um “estilo de vida livre e sonhador”.

Os sons ásperos e experimentais do SONIC YOUTH não poderiam ser mais diferentes da cena predominante de Laurel Canyon, no entanto, ainda teve um grande impacto em Gordon.

A baixista revelou que a sua música favorita de qualquer artista e de todos os tempos, é a faixa-título "On The Beach" de Neil Young, lançada em 1974 (5º disco) quando Gordon tinha 20 e poucos anos de idade. A cena do Laurel Canyon teve um impacto duradouro na vocalista do SONIC YOUTH, que descobriu um novo amor pela música mais tarde em sua vida.


Neil Young escreveu a canção "On The Beach" como uma resposta ao isolamento e à luta contra a fama que recebeu após lançar o seu álbum de grande sucesso, "Harvest" (4º disco, 1972).


Certa vez, Young revelou numa entrevista, se referindo ao distanciamento que ele quis ter após o álbum "Harvest": “O disco 'Harvest' me colocou no meio do caminho... Viajar para lá logo se tornou um tédio, então, me dirigi para a vala. Um passeio mais difícil, mas vi pessoas mais interessantes lá".

Letras como "Preciso de uma multidão de pessoas / Mas não consigo enfrentá-las no dia a dia" e "Saia da cidade / Acho que vou sair da cidade", falam da confusão e solidão que a fama estava proporcionando a Neil Young.

Kim Gordon relatou: “É interessante como as pessoas tímidas, inclusive eu, em uma situação de performance são capazes de se abrir mais”.

Embora o estilo musical de Neil Young esteja a um mundo de distância de Kim Gordon, ele influenciou fortemente a musicista do SONIC YOUTH, ajudando-a descobrir o seu estilo único.


Gordon explicou: "Uma coisa que ele disse sobre cantar - que não importa quão boa seja a sua voz, desde que seja autêntica - me deu muita coragem e me fez pensar sobre isso de uma maneira diferente".

O músico australiano, Nick Cave, também descreveu a canção "On The Beach" como uma de suas canções favoritas, sugerindo que essa música folk de Neil Young se conecta profundamente com outros músicos.


"On The Beach"





Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page