• by Brunelson

Neil Young: a história e estreia ao vivo da canção "Rockin' in The Free World"


A clássica música de Neil Young, "Rockin’ in The Free World", é um dos melhores momentos deste grande artista e da história do rock'n roll.

E a versão bruta de estreia ao vivo desta canção que separamos no final dessa matéria, é um testamento ao seu dom divino de composição.

A música nasceu de uma conversa que Young teve com seu guitarrista de banda, Frank "Poncho" Sampedro, enquanto os dois conversavam sobre o estado da política global e mais especificamente, a confusão em que percebiam que o mundo estava em 1989 (novidade).


Um dia após essa conversa, Young havia regido indiscutivelmente a sua melhor música de toda a década, que mostra que as menores coisas podem ser a maior musa (RAMONES manda um abraço!)

“Era para ter tido um intercâmbio cultural entre a URSS e os EUA”, Poncho lembrou em entrevista para a revista Mojo em 2018. “URSS estava recebendo Neil Young e sua banda, CRAZY HORSE, e os EUA estavam recebendo o balé russo de Bolshoi! De repente, quem quer que estivesse promovendo o negócio do nosso show, que era um cara da URSS, ele simplesmente pegou o dinheiro e desapareceu! Claro que ficamos todos chateados e eu olhei para Neil Young e lhe disse: 'Cara, mesmo assim, acho que devemos continuar rockin' in the free world'. Young me disse: 'Olha, Poncho, essa é uma boa frase, hein? Vou usá-la se você não se importar'”.

“Então, nos hospedamos num hotel em Portland”, continuou Poncho, “e precisávamos de uma música nova, um rock de verdade, sabe? Nós tínhamos escrito algumas músicas e elas eram boas, mas não tínhamos um rock de verdade naquelas novas canções. Eu disse a Young: 'Cara, essa noite, entre em seu quarto de hotel e pense em todas essas coisas que estão acontecendo no mundo - o aiatolá, todas as coisas no Afeganistão, todas essas guerras estourando e todos os problemas nos EUA. Continue rockin' in the free world, ok? Crie alguma coisa com isso, cara, e vamos fazer uma música rock de verdade!'"

"Na manhã seguinte, pegamos o ônibus para ir embora e Young me disse: 'Ok, eu consegui!'”

A música foi então estreada ao vivo no dia seguinte no Teatro da Paramount em Seattle, no dia 21 de fevereiro de 1989. A versão que Neil Young levou ao público underground de Seattle que estava em ebulição sonora ao grunge, foi quase idêntica à versão gravada em estúdio.

“Nós nem mesmo ensaiamos antes como uma banda, sabe?”, afirmou Poncho. “Eu estava contando os acordes para o nosso baixista conforme avançávamos na música”.

Felizmente, o áudio deste show foi gravado e você pode ouvir Neil Young e sua banda, CRAZY HORSE, tocando a canção "Rockin' in The Free World" ao público pela primeira vez.

Se quiseres curtir o show inteiro em sua grandeza, fique a vontade, mas para escutar a canção "Rockin' in The Free World", vá para o tempo de 1:28:50s no vídeo abaixo que separamos para você:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques