• by Brunelson

Neil Young: relembrando performance da canção "Hey Hey My My" em 1985


O 1º Farm Aid Festival aconteceu em 22 de setembro de 1985, quando Bob Dylan, Tom Petty, Johnny Cash e outros artistas, se reuniram em um show beneficente diante de uma multidão de 80 mil pessoas, com o objetivo de arrecadar dinheiro para os agricultores doentes dos EUA.


O evento foi idealizado pelas lendas americanas Willie Nelson, John Mellencamp e claro, Neil Young.

Essa primeira edição do festival aconteceu depois que Bob Dylan provocou polêmica em outro festival, o Live Aid em 1985, ao afirmar: “Seria bom se parte desse dinheiro fosse para agricultores americanos”. Embora Young e cia reconhecessem que o sofrimento de uma pessoa não é comparável ao de outra – e de fato, havia uma necessidade extrema de ajudar a África – também seria necessário organizar um festival para apoiar os americanos que também estavam sofrendo.

E dentre todo o seu leque de opções, a clássica canção "Hey Hey My My" (lançada no icônico álbum ao vivo de 1979, "Rust Never Sleeps") acabaria se tornando no próprio tecido histórico do rock'n roll - tragicamente até entraria na carta de suicídio de Kurt Cobain.


E foi esse potencial para uma interpretação trágica da frase “é melhor queimar do que desaparecer”, que levou John Lennon a criticá-la na época.


Assim como ele mesmo falou numa entrevista para a revista Playboy em 1980, pouco antes de ser assassinado: “Eu amo todas essas coisas punk. São puras, no entanto, não sou louco por pessoas que se destroem”. Quando perguntado se a linha de Neil Young caiu no lado errado da história, Lennon respondeu: “Eu odiei isso”.

Continuando a se explicar, Lennon falou: “'É melhor desaparecer como um velho soldado do que queimar'... Eu não aprecio a adoração do falecido Sid Vicious ou do falecido James Dean ou do falecido John Wayne. É tudo a mesma coisa. Fazer de Sid Vicious um herói, Jim Morrison um herói... É lixo pra mim. Eu adoro as pessoas que sobrevivem".

No entanto, Neil Young daria a sua versão da história 02 anos depois, dizendo: “O espírito do rock’n’roll não é a sobrevivência. Claro, as pessoas que tocam rock ‘n’ roll devem sobreviver, mas a essência do espírito do rock'n'roll, pra mim, é que é melhor queimar muito forte do que decair no infinito. Mesmo se você olhar para isso de uma maneira madura, você pensará: 'Bom, sim... Você deve decair no infinito e continuar seguindo'. O rock'n'roll não parece tão à frente, você me entende? Rock'n'roll é agora e o que está acontecendo neste segundo. Está sendo brilhante? Ou está tudo escuro porque você está esperando pelo amanhã? É disso que as pessoas querem saber e é por isso que eu canto isso”.

Confira a performance cintilante de Neil Young da música "Hey Hey My My" no Farm Aid Festival em 1985:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques