top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: quando tocaram juntos com Neil Young a música "Rockin' in The Free World" e


Pearl Jam, Neil Young

Duas das maiores potências do rock americano (ok, Neil Young é canadense) tiveram uma carreira entrelaçada, com o PEARL JAM e Neil Young regularmente trabalhando juntos desde 1992.


Naquela época, eles não dividiam o palco, apenas flutuando como parceiros em festivais, mas 01 ano depois, em 1993, os dois artistas apresentaram a clássica música de Young, "Rockin' in The Free World", no MTV Video Music Awards (foto).


Um evento que na época apresentava várias bandas de rock em sua cerimônia (e que foi se tornando uma coisa monótona), teve esta edição destacada pela conexão casual e autêntica compartilhada entre Neil Young e o PEARL JAM. A dupla parecia como amigos perdidos há muito tempo enquanto avançavam pelo palco apresentando uma das melhores interpretações desta canção que já ouvimos.


Realizado em 09 de fevereiro de 1993, o MTV Video Music Awards era um evento que contava com a participação de brilhantes grupos e artistas do rock'n roll - mas que caiu por terra há décadas.


PEARL JAM é incrivelmente unido a esta música e por um bom motivo. Eles a apresentaram nos shows mais de 100 vezes durante toda a sua carreira e são claramente grandes fãs de Neil Young - que diga-se de passagem, em tempos pandêmicos Young está mostrando a todos como envelhecer como um roqueiro.


Ao fazer o discurso de cerimônia para Neil Young no Rock and Roll Hall of Fame em 1995, Vedder disse sobre o seu ídolo: “Neil Young nos ensinou muito como banda sobre dignidade, compromisso e a responsabilidade dos shows".


Vedder continou: “E acho que devo dizer que não sei se houve outro artista que foi eleito ao Rock and Roll Hall of Fame para comemorar uma carreira que ainda é tão vital quanto é hoje. Algumas de suas melhores canções estavam em seu último disco”.


Esta atuação é um dos momentos notáveis entre muitos que os dois atos compartilharam, mas para nós, está entre as melhores.


Me lembro vividamente quando vi esta apresentação ao vivo pelo canal da MTV na época, com a fita de vídeo-cassete já engatilhada no aparelho e com os dedos prontos para apertar o botão do "Play/Rec" quando o PEARL JAM subisse ao palco para, primeiro, tocarem sozinhos a canção "Animal" (2º disco, "Versus", 1993).


Esta apresentação com Young mostra o PEARL JAM como fãs homenageando o seu herói musical (é possível ver o rosto de Vedder direcionado a Neil Young algumas vezes, parecendo não acreditar que estava no mesmo palco com um dos seus ídolos).


Neil Young nunca teve a pretensão de angariar o apelido de "herói", mas por sua vez, a sua carreira ganha todos os aspectos desse status.


Confira esta performance conjunta do PEARL JAM com Neil Young, da música "Rockin' in The Free World" em 1993:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page