Neil Young: qual é a única música que ele se arrependeu de como foi gravada?
Amplamente considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, Neil Young desfrutou de décadas de sucesso como músico inspirando gerações de artistas com as suas letras pessoais e socialmente conscientes.
Apesar de seu trabalho nos gêneros folk e country, a música de Young influenciou uma ampla gama de artistas, de SONIC YOUTH a Tom Petty, no que é o testemunho mais claro da natureza duradoura e maleável do seu trabalho.
Depois de abandonar o colégio para seguir carreira musical, Young tocou em várias bandas antes de se apresentar em clubes de folk, escrevendo algumas de suas primeiras canções nesse período.
Durante a década de 60 e antes de seguir em carreira solo, ele se juntou ao BUFFALO SPRINGFIELD, que lançou o seu 1º álbum em 1966 com sucesso moderado. No entanto, apenas 02 anos depois, a banda se separaria e Young assinaria um contrato com a gravadora Reprise Records, lançando o seu álbum homônimo de estreia no final de 1968.
Desde então, Young tornou-se conhecido por suas belas composições e lirismo atencioso, tanto como artista solo quanto como membro de Crosby, Stills, Nash e Young. O músico lançou uma quantidade prolífica de discos desde a década de 60, chegando ao seu 42º álbum de estúdio em 2022.
Com tantas canções em seu currículo, seria compreensível que o cantor e compositor se arrependesse de algumas de suas escolhas musicais.
Quando o jornalista Zach Sang perguntou a Young se ele se arrependia de algum dos seus álbuns, ele respondeu: “Não, na verdade não. Sabe, alguns deles não são muito bons, alguns deles são muito bons, mas isso não importa. Eles passaram e eles estavam lá”.
Referindo-se a músicos atuais colocando muito esforço e publicidade no lançamento de uma única música pela qual ficam conhecidos na carreira, Young respondeu: “Isso é um monte de besteira. É realmente... Eu não gosto disso e não gosto dessa parte”, preferindo continuar criando continuamente e não hiper fixando em um mesmo pedaço de trabalho.
Mas quando Young foi entrevistado pelo radialista Howard Stern, ele revelou que há uma música que ele gostaria de ter gravado de maneira diferente.
Referindo-se à canção "Woodstock" de sua era na Crosby, Stills, Nash e Young, ele falou: “Você deveria ter ouvido o vocal original de Stills nesta canção... Foi fantástico".
Young continuou: “Estávamos empenhados em fazer tudo perfeito, então, todos pensávamos que tínhamos que gravar de novo. Quero dizer, o seu vocal nos overdubs é ótimo e esse é o que todo mundo ouve: um ótimo vocal. Mas o vocal original mesmo era meio funk rock como a levada da guitarra é”.
“Terminamos de gravar o álbum e eu não percebi até mais tarde, mas quando ouvi o vocal original novamente, cara, nós estragamos tudo. Estávamos tentando ser bons e nós tentamos várias vezes, mas foi uma grande chatice e nunca deveríamos ter feito dessa forma".
Young compartilhou algumas palavras musicais de sabedoria, concluindo: “Você não deveria forçar uma coisa. Eu acho que você deveria apenas deixá-la ser naturalmente e você terá a essência do que realmente é. Se você está tentando fazer algo que acha que deveria ser de tal forma, você já perdeu”.
Comments