top of page
  • by Brunelson

Neil Young: qual a música que ele não se lembra do que estava pensando no momento?


Não existe uma fórmula para compor. Como qualquer outra coisa na vida, os compositores aprimoram o seu ofício quanto mais escrevem, mas dedicar horas não garante resultados maiores do que um breve momento inexplicável de genialidade.

Neil Young prefere esperar que as músicas cheguem a ele em vez de perseguir uma faísca criativa e numa certa ocasião, as suas letras fluíram de forma livre e direta.

A música em questão é "The World", que foi lançada no álbum "World Record" (43º disco, 2022). Nesta canção, Young fala sobre os seus medos em relação ao estado atual do planeta em que vivemos e canta: “As flores crescendo no chão / A luz do sol brilhando / As minhas memórias do passado encantam / Em todas as coisas que encontrei / Porque a Terra me manteve assim".

Quando Young lançou essa música, a pandemia estava chegando ao fim após 02 anos de bloqueio e isolamento social que mudaram a mecânica de como vivemos hoje - seja internamente na questão da saúde e visão de mundo, ou no âmbito profissional referente a novos sistemas e métodos de trabalho.

Durante a pandemia, as pessoas ficaram mais divididas do que nunca e Neil Young removeu a sua música do Spotify após acusar a plataforma de streaming de veicular desinformação sobre a covid e vacina através do seu podcast (com vários artistas e bandas seguindo o exemplo de Young).



Mesmo quando o foco sobre a pandemia cessou, o mundo continuou sendo um lugar problemático. Como por exemplo, a invasão da Ucrânia pela Rússia é angustiante, a porcaria do racismo infelizmente ainda existe em pleno século 21 e o planeta ainda parece uma bomba-relógio em meio à crise climática.

Devido ao estado do mundo em 2022, Young poderia ter se inspirado para escrever as letras desta canção sobre vários eventos globais, porém, ele não se lembra de uma história específica que o levou a cantar sobre a situação do planeta, sugerindo que foi uma combinação de tudo o que levou à criação da música "The World".

Sendo entrevistado no programa The Zach Sang Show, Young foi perguntado se ele se lembrava do que estava passando em sua mente quando escreveu a letra desta canção: “Não. As letras chegaram tão rápidas que eu nem pensei... Eu sabia que o mundo estava com problemas e isso foi parte do que gravei no meu celular enquanto caminhava, tipo, somente assobiando a melodia para não me esquecer”.

Ele continuou: “Eu estava ouvindo muitas coisas na minha cabeça enquanto caminhava e não sabia sobre o que era a música, mas ouvi essa parte do baixo em meu cérebro e gravei no celular. Essa foi a canção mais construída de todas que foram lançadas no álbum, porque fui juntando todas as partes que eu tinha gravado no celular”.

Young concluiu: “De onde veio? Em 1º lugar, quem era aquele cara assobiando na rua? Por que ele estava lá naquele dia e não em outro dia? Isso é importante, sabe? Por que essas árvores estão mortas? Existem milhões delas no planeta, mas essas daqui estão mortas, tipo, elas costumavam serem ótimas, não é?”

Embora nenhum evento específico tenha levado diretamente ao nascimento dessa música, Neil Young notou inconscientemente o declínio do planeta Terra e armazenou essa informação em uma "gaveta" em sua mente, a qual ele a abriu, vasculhou bem o que tinha dentro dela e criou a música "The World".


"The World"

























Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page