top of page
  • by Brunelson

Neil Young: a história por trás da música "Like a Hurricane"


O desejo cria uma arte requintada, especialmente quando não é realizado (Freud manda um abraço!)

Basta perguntar a Neil Young, que escreveu uma de suas canções mais amadas depois de não conseguir conquistar o coração de uma garota que viu em um “bar lotado e nebuloso” numa noite particularmente selvagem em meados da década de 70.

Em 1975, Neil Young estava se recuperando emocionalmente, tendo se separado de sua namorada de longa data em 1974, a atriz Carrie Snodgrass - o tema de sua canção, "Heart of Gold". Eles estavam juntos desde 1971.

"Um dia", disse a atriz para a revista People, “havia um bilhete em minha mesa no camarim que dizia: 'Ligue para Neil Young'”. Ela não sabia quem era Young na época, mas ligou para ele mesmo assim. Algumas semanas depois, eles estavam apaixonados.

Mas infelizmente, assim como a mudança de tempo e clima que chega às vezes sem avisar, não era para durar o relacionamento entre eles. Atingidos duramente pelo nascimento de seu filho paralítico, Zeke, Young decidiu deixar Snodgrass.


“Francamente”, disse ela, “acho que era hora dele seguir em frente. Ele começou a sair com os seus amigos e indo direto para Los Angeles sozinho".

Isso nos leva ao verão de 1975, quando o autor biográfico de Young, Jimmy McDonough, afirmou que Young ainda estava se recuperando de uma cirurgia nas cordas vocais e não conseguia falar.


No entanto, isso não o impediu de ir à cidade com os seus amigos: “Neil Young, Jim Russell, David Cline e eu, fomos uma vez ao clube Venturi's”, lembrou o vizinho de Young, Taylor Phelps. “Estávamos realmente loucos naquela noite e Neil tinha uma atração incrível e intensa por essa mulher em particular chamada Gail, que estava no local".

Ao que tudo indica, Young estava totalmente apaixonado, mas também não era para ser...

“Não aconteceu nada”, disse Phelps, “ele não foi para casa com ela”.


Em vez disso, Young e seus amigos voltaram ao seu rancho para relaxar e tocar música. Sentado em seu teclado, Young tentou acalmar o fogo que percorria em seu sangue.


“Ele estava completamente possuído”, continuou Phelps, “andando pela sala de um lado para o outro, ou curvado sobre o seu teclado martelando aquela música”.

Alguns dias depois, Young levou uma demo de uma nova canção para a sua banda de apoio, CRAZY HORSE, chamada "Like a Hurricane". Consistia apenas em duas linhas escritas no verso de um pedaço de jornal, com as letras: “Você é como um furacão / Há calmaria em seu olho”.

No livro biográfico de Young, "Waging Heavy Peace", ele se lembrou de ter escrito essas linhas introdutórias durante uma de suas paradas para cheirar cocaína: “Como era o nosso hábito nos bares que íamos nessa época, quando íamos embora, a gente parava no mirante da cidade no alto da montanha para esticar algumas linhas de cocaína. Foi quando escrevi a música ‘Like a Hurricane’ ali mesmo na parte de trás daquele grande e velho carro em que estávamos. Então, quando chegamos no meu rancho, toquei os acordes em um velho teclado Univox Stringman que eu tinha na sala de estar".


Quando Young mostrou a sua demo para a CRAZY HORSE dias depois, eles trabalharam na música por 10 dias no estúdio, antes de encontrarem um arranjo de que gostassem: “Continuamos tocando a canção, mas ela não se encaixava com todos nós tocando junto”, disse o guitarrista da CRAZY HORSE, Poncho Sampedro, para o biógrafo de Neil Young. “Neil não tinha espaço suficiente para o solo e ele não estava gostando do ritmo que eu estava tocando na guitarra”.

Ainda não satisfeito, Young decidiu despir tudo o que eles estavam fazendo e gravar a música da mesma forma que havia sido escrita originalmente em seu teclado Stringman.

“Comecei a tocar a canção apenas com os acordes da forma simples que ele havia criado e Neil me disse: 'Sabe, talvez seja assim mesmo. Vamos tentar desse jeito'”, disse Poncho, concluindo. “Se você ouvir a versão lançado no disco, não há começo e nem contagem, ela apenas vai... O produtor e engenheiro de som apenas ligaram novamente as suas coisas quando nos ouviram tocar essa música de novo, porque já tínhamos encerrado o dia. Neil apenas falou: 'Sim, acho que é assim que funciona. Simples assim', e esta foi a session em que a gravamos, tipo, foi a única vez que a tocamos dessa maneira como ficou gravada no estúdio".


A canção "Like a Hurricane" foi lançada na coletânea de Neil Young, "Decade" (1977), e foi uma das 05 músicas inéditas incluída nesse disco.


"Like a Hurricane" (versão no estúdio)


"Like a Hurricane" (ao vivo)














Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page