• by Brunelson

Neil Young: qual é a música que fala sobre o Led Zeppelin?


Depois de ser um gigante da cena musical por décadas, pode-se presumir que Neil Young não teria capacidade de ainda ficar impressionado com os seus colegas contemporâneos.


De Bob Dylan aos BEATLES, Young tocou com a maioria dos grandes compositores e bandas no mundo da música, sendo que o LED ZEPPELIN foi uma delas.

Por uma noite apenas em 1995, na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, Neil Young teve a oportunidade que todo guitarrista gostaria: ele se tornou um membro honorário do LED ZEPPELIN (foto). Ambos estavam sendo eleitos para a classe do Hall of Fame e embora houvesse uma energia ímpar entre os três membros sobreviventes do LED ZEPPELIN no palco, Young também estaria em seu elemento.


* Rock'n Roll Hall of Fame: confira 04 apresentações de "supergrupos" em sua história

A memória deles da noite é um forte contraste com Neil Young, que teria ficado tão empolgado após o show que queria reunir o LED ZEPPELIN com ele no grupo. Young sonhou um grande plano para trazer de volta à vida uma de suas bandas favoritas e até queria gravar um álbum completo com eles.

Voltando para o Hall of Fame, chegou a hora dos membros do LED ZEPPELIN pegarem os seus instrumentos e com a adição de Neil Young na música “When The Levee Breaks”, fez com que a espinha arrepiasse nas costas de qualquer um.

Sendo guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page é um dos poucos músicos a fazer Neil Young se sentir como um amador, sendo que uma vez, Young falou em entrevista: “Eu sou um hacker comparado a Jimmy Page. Ele pode realmente tocar”.


Embora o seu esquema de reformar o LED ZEPPELIN e se tornar um colega de banda não tenha funcionado, aquela noite ainda inspiraria uma futura música sua, chamada "Downtown".

A canção foi o 1º single do seu 23º álbum de estúdio, "Mirror Ball" (1995), que é o disco que Neil Young gravou junto com o PEARL JAM, sendo que este single foi indicado ao Grammy em 1996.

A música "Downtown" se passa nos utópicos anos 60, com um show do LED ZEPPELIN no centro do palco no mundo fantástico de Neil Young. Ele canta numa parte: “Jimi está tocando na sala dos fundos / Led Zeppelin no palco / Há uma bola de espelhos girando / E uma nota de Page".

Tocar ao vivo com o LED ZEPPELIN o afetou profundamente e fez Young se apaixonar mais ainda por eles. Young estava gostando de trabalhar com outros artistas naquele momento, tendo colaborado com o PEARL JAM, e ficará no imaginário o que poderia ter sido essa reunião do LED ZEPPELIN com Neil Young...


Confira essa performance no Hall of Fame em 1995 de Neil Young com o LED ZEPPELIN, da música “When The Levee Breaks” (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971):


E agora, a música de Neil Young que fala sobre o LED ZEPPELIN, "Downtown":


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques