top of page
  • by Brunelson

Neil Young: quando abandonou um show por causa de uma briga no palco


A única regra sobre Neil Young é que ele faz o que quer. Ao passar por sua discografia, Young está apenas procurando seguir o seu id e se isso significa que algo não é tão bem-sucedido comercialmente, que assim seja.






Durante o auge de Young, ele começou a receber alguma resistência do sul dos EUA com base na música "Southern Man". Enquanto esta canção de Young está encharcada na questão de referências sociais, Young é brutalmente honesto sobre a divisão que estava acontecendo no sul e como o país funcionaria muito melhor se houvesse mais aceitação.

Porém, algumas pessoas não gostaram de serem rotuladas geograficamente...

Quando Young respondeu com outra música, "Alabama", a banda LYNYRD SKYNYRD foi inspirada a escrever a canção "Sweet Home Alabama" como uma réplica direta ao que Young estava dizendo. Durante esta gênese da música, o vocalista do LYNYRD SKYNYRD mencionou ter se sentido magoado com os comentários de Young.

Embora LYNYRD SKYNYRD e Neil Young parecessem inimigos ferrenhos, Young realmente viu a ironia do clássico sulista e enviou um telegrama de agradecimento por fazer parte da música deles.

Entretanto, assim que Young pegou a estrada para a turnê, as coisas pioraram quando ele chegou à Califórnia, onde uma briga começou no palco durante a execução da canção "Southern Man". Embora um fã tenha invadido o palco, Young não se sentiu ameaçado e não gostou da forma como os seguranças o trataram.


Em vez de tirá-lo do palco, Young testemunhou que o garoto levou uma surra.

Não vendo saída para a situação, Young largou a guitarra e saiu do palco para nunca mais voltar. Ao falar sobre o incidente mais tarde, Young pensou que a coisa mais segura a fazer era sair do palco. O peso emocional por trás da música tinha a ver com a tolerância e a capacidade de aceitar o próximo, então, quando um de seus semelhantes está sendo espancado na sua frente, a mensagem se perdeu. Como tanto o guarda de segurança quanto o invasor de palco eram de cores diferentes, os problemas se tornaram ainda mais irônicos, destacando a tensão racial de longa data existente nos EUA e principalmente no sul americano.

Embora os fãs não tenham assistido a um show completo naquele dia, Young reconheceu que poderia ter ficado muito mais feia a situação se ele tivesse continuado no palco. Ele poderia estar lá para tocar música, mas continuar com o show significava que ele apoiaria o comportamento que acontecia enquanto tocava a sua música.

Embora Neil Young possa não ter terminado o show naquela noite, ele quis manter a essência de que o rock'n roll sempre foi um lugar para as pessoas se reunirem em paz e para se expressarem.


"Southern Man" (3º disco, "After The Gold Rush", 1970)


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page