top of page
  • by Brunelson

David Gilmour: qual a sua música preferida de Neil Young?


Embora Roger Waters seja comumente considerado a potência criativa do PINK FLOYD, David Gilmour também merece crédito.

Foi Gilmour quem executou muitos dos falsetes fantasmagóricos no álbum "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973), foi ele quem escreveu o instrumental mordaz que encerra a música “Comfortably Numb”, assim como foi ele quem atuou como arquiteto e diretor musical nos últimos três álbuns da banda.

Convidado para o grupo em 1968, as funções de Gilmour envolviam cantar, fazer arranjos e tocar guitarra, embora ele fizesse muito mais do que isso. Indiscutivelmente uma presença mais gentil do que Waters, Gilmour também é responsável por escrever o riff da canção "Wish You Were Here", uma balada pastoral que não soaria deslocada em um álbum de Neil Young.

Claramente, o guitarrista do PINK FLOYD gosta do trabalho de Neil Young, como evidenciado por sua decisão de incluir Young em sua seleção "Desert Island Discs" na rádio britânica da BBC em 2003. Gilmour reuniu uma coleção de canções que incluía Bob Dylan, Joni Mitchell, Neil Young e outros artistas.

E os seus comentários durante a entrevista sobre a música "A Man Needs a Maid" de Neil Young são curiosas. Escolhendo como a sua preferida de Young, ele ignorou a pergunta sobre o tom politicamente incorreto na canção, optando por se concentrar na música em si: “É muito bonita. Há uma passagem instrumental e orquestral particularmente linda no meio dela”.


Isso demonstra uma diferença fundamental entre Roger Waters e David Gilmour.



Para o baixista, os conceitos, letras e narrativas eram os elementos-chave na carreira do PINK FLOYD, mas para Gilmour o seu ouvido estava sintonizado com os instrumentos que uniam todas essas coisas. Em última análise, foi isso que fez de Waters e Gilmour uma equipe tão dinâmica e juntos compuseram números tão distintos como as canções "On The Run", "Shine on You Crazy Diamond" e "Run Like Hell".

E é tentador imaginar que Neil Young foi uma influência comum para ambos, especialmente porque eles utilizaram vários violões em seus álbuns solo.

PINK FLOYD é nominalmente classificado como uma banda progressiva, embora isso não faça justiça à variedade de influências que eles ostentavam em seus catálogos individuais.


O tecladista Richard Wright preferia o jazz, o vocalista/guitarrista original, Syd Barrett, gostava da psicodelia britânica, enquanto Waters e Gilmour gostavam de influências mais folclóricas.


Gilmour admitiu livremente gostar de Bob Dylan e John Lennon, então, Neil Young dificilmente seria um exagero.


"A Man Needs a Maid" (4º disco, "Harvest", 1972)


Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page