top of page
  • by Brunelson

Neil Young: como um roteiro de filme esquecido inspirou uma de suas melhores músicas?


A história de como Neil Young começou a escrever uma de suas canções mais amadas começa com um caso grave de bloqueio como escritor.

Em 1969, o cantor e compositor foi levado para uma casa em Topanga, Califórnia, onde estava tentando escrever o material para o seu 3º álbum de estúdio, "After The Gold Rush" (1970). As ideias vinham aos poucos, mas não havia nada sólido para Young se agarrar, nenhum conceito ou tema central que pudesse manter tudo junto.

Alguns milhares de quilômetros ao sul de Topanga, no Peru, o ator Dennis Hopper dirigia a sua continuação para o filme "Easy Rider". Ele foi acompanhado no set por seu amigo, Dean Stockwell, que havia sido uma estrela infantil nas décadas de 40 e 50 e iria recuperar o seu estrelato com um programa de TV nos anos 90, mas no final dos anos 60, Stockwell estava experimentando outras saídas criativas além da atuação.

Como ele lembrou uma vez: “No Peru, Dennis me incentivou fortemente a escrever um roteiro para que ele produzisse”.

Stockwell seguiu o conselho de Hopper e começou a trabalhar no que ele mais tarde descreveu como um “filme sobre o fim do mundo”, antes de elaborar mais: “Voltei para casa em Topanga Canyon (nas montanhas fora de Los Angeles) e comecei a escrever o roteiro para o filme que iria se chamar 'After The Gold Rush'", havia dito Stockwell.

“Neil Young também estava morando em Topanga e uma cópia do roteiro de alguma forma chegou até ele. Young estava nesse bloqueio criativo há meses e a sua gravadora estava lhe cobrando. Depois que Neil Young leu o roteiro, ele escreveu o álbum 'After The Gold Rush' em 03 semanas”.

Infelizmente, o roteiro de Stockwell nunca foi transformado em filme e a cópia original posteriormente desapareceu. De acordo com o biógrafo de Neil Young, Jimmy McDonough, o filme deveria ser sobre uma espécie de "desastre", no qual um grande maremoto consome o ponto de encontro hippie de Topanga onde Neil Young, Joni Mitchell e outros ícones da contracultura passaram muito do seu tempo.

“Não é um filme linear e regular de contar histórias”, disse Stockwell na biografia de Neil Young. “Na verdade, o que estava em minha mente era que a corrida do ouro criou a Califórnia e o filme iria acontecer no dia em que a Califórnia seria invadida pelo oceano, então, seria isso que iria acontecer depois da corrida do ouro”.

Assim que terminaram de filmar o filme de Dennis Hopper no Peru, Stockwell contratou a mesma equipe de produção que estava trabalhando com Hopper para fazerem o filme em Topanga, onde tentou apresentar os possíveis candidatos a membros do elenco para interpretarem Janis Joplin e Neil Young. Young se aproximou de Hopper e perguntou se ele poderia escrever a trilha sonora do filme de Stockwell, mas infelizmente, o filme nunca iria sair do papel.

Isso não desanimou Neil Young e ele começou a trabalhar independentemente e acabou escrevendo o que se tornaria uma de suas músicas mais amadas.

Na faixa-título do álbum "After The Gold Rush", Young pega a visão distorcida de Stockwell da Califórnia contracultural e a transforma em algo totalmente único, usando cenas chave do roteiro como fonte de imagens: “A música foi escrita para acompanhar a história”, disse Young, “e o personagem principal, enquanto carregava a 'Árvore da Vida' através do Topanga Canyon até o oceano”.

“Isto se relaciona com o roteiro de uma forma artística e não de forma direta, tipo, em forma de diálogo ou qualquer coisa”, acrescentou Stockwell, que foi convidado a assistir Neil Young a gravar a canção no estúdio.


De fato, o próprio Young disse que se apegou ao elemento de viagem no tempo no roteiro de Stockwell de forma especialmente forte: “'After The Gold Rush' é uma música ambiental”, disse Young. “Eu reconheço nela agora esse fio que percorre muitas das minhas músicas que é essa coisa de viagem no tempo… Quando olho pela janela, a primeira coisa que me vem à mente é como este lugar era há 100 anos atrás”.

Enquanto "After The Gold Rush" de Neil Young se tornou um dos álbuns mais reverenciados da década de 70 e de toda a história da música, o roteiro de Stockwell nunca chegou à produção, algo que claramente ainda era uma fonte de frustração para ele quando disse: “E mesmo assim, embora tenha sido criado um álbum, eu ainda não consegui produzir aquele roteiro”.

No entanto, temos que agradecer a Stockwell por um dos melhores álbuns de Neil Young já gravados, o que já é uma grande realização para si.


"After The Gold Rush"



Mais Recentes
Destaques
bottom of page