top of page
  • by Brunelson

Neil Young: relembrando performance da música "Heart of Gold" em 1971


Quando Neil Young decidiu começar por conta própria seguindo o gosto dos holofotes que conquistou com a sua antiga banda, BUFFALO SPRINGFIELD, o cantor deu início a um dos períodos mais frutíferos de sua carreira e geraria algumas canções incríveis, lhe oferecendo oportunidades que ele provavelmente nunca teria imaginado mero 01 ou 02 anos antes.

Depois de alguns discos de sucesso, incluindo o álbum "After The Gold Rush" (3º disco, 1970), Young havia se firmado no mapa musical e isso lhe deu a chance de atingir um público nacional com a TV inglesa da BBC lhe concedendo as boas-vindas em sua rede no ano de 1971.

A filmagem abaixo captura Neil Young em um dos momentos mais brilhantes de sua carreira. Ele tinha alcançado o sucesso comercial e crítico com os seus discos solo e agora estava começando a se estabelecer como um astro por si só.

O programa da BBC ofereceu a chance perfeita não apenas de apresentar as suas canções, mas também de apresentá-las com o poder de uma estrela - e Neil Young certamente fez isso.

O concerto pode ter apresentado apenas 08 canções, mas cada uma está imbuída de terna emoção e com uma performance veraz. Músicas como "Out on The Weekend", "Old Man" e "A Man Needs a Maid", foram todas apresentações de estreia do seu vindouro álbum na época, "Harvest" (4º disco, 1972).

Mas há outra canção desse mesmo álbum que nos atinge particularmente forte.

Young remexe em seus bolsos tentando encontrar a gaita correta, dizendo ao público: "Esta gaita está afinada em Sol, se alguém quiser soprar junto comigo", sorri Young enquanto a multidão britânica murmura sobre o seu humor seco. Com isso, ele começa as belas notas da música "Heart of Gold", possivelmente uma das melhores canções de Neil Young.

Enquanto na versão de estúdio e que foi lançada no álbum ela seria gravada com os backing vocals impressionantes de James Taylor e Linda Ronstadt, esta performance aqui na TV inglesa pode muito bem ser a versão definitiva desta música.

Nas notas de encarte do álbum de coletâneas de Neil Young, "Decade" (1977), ele disse sobre a canção "Heart of Gold": “Essa música me colocou no meio das turnês e estradas, mas viajar para lá logo se tornou um tédio pra mim, então, fui para outros cantos... Se tornou uma viagem mais dura, mas vi pessoas mais interessantes por onde eu escolhi ir”.

Abaixo você pode ver essa dualidade expressa sem reprovação como parte de sua performance, agora icônica da música "Heart of Gold" e ao vivo para o canal da BBC em 1971, Inglaterra:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page