top of page

Red Hot Chili Peppers: da vez em que o baterista fez seu teste de audição para entrar na banda

  • by Brunelson
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura

Quando se tem uma banda com músicos tão respeitáveis e bem equipados como o baixista Flea e o guitarrista John Frusciante, não é de se surpreender que algum outro membro do grupo seja um tanto esquecido. 


No entanto, embora isso não seja incomum com bateristas de bandas de rock, a natureza frequentemente ignorada de um certo Chad Smith parece particularmente injustificada, especialmente porque sua energia é tão crucial para a operação sonora quanto a dos seus colegas de banda.


Ao mesmo tempo, faz sentido que qualquer um que entre em um espaço já ocupado por Flea e Frusciante se sinta imediatamente ofuscado. Afinal, eles não são apenas maestros em seus respectivos reinos, eles também possuem acesso ao tipo de caos que uma banda de rock moderna precisa e sabem quando deixar tudo explodir no éter para criar um clima puro e irrestrito.


Estamos falando dos membros do RED HOT CHILI PEPPERS, porque Smith está longe de ser um mero coadjuvante na bateria da banda. Afinal, ele não só consegue manter o fervor e o ritmo dos seus companheiros, como também consegue apresentar o mesmo tipo de proficiência técnica e intuitiva que muitos dos seus pioneiros conseguiam alcançar, o que o torna um dos músicos mais enérgicos e ágeis que existem.


Embora existam inúmeros exemplos desta excelência em ação ao longo de sua discografia e nos shows, um dos primeiros e maiores exemplos da incansável investida de Smith foi seu teste de audição para entrar na banda. Durante uma jam session improvisada, ele não apenas emulou a mesma energia de Flea e Frusciante, como também, sem querer, liderou o grupo, elevando as apostas com o tipo de angústia acalorada pela qual o RED HOT CHILI PEPPERS mais tarde se tornariam conhecidos.


Ao relembrar com carinho dessa história em uma entrevista anterior, Frusciante disse não apenas lembrar da presença estranhamente excêntrica de Smith em seu teste para entrar na banda, mas também de sua paixão pela bateria.


O ano era 1988 e o RED HOT CHILI PEPPERS já tinha lançado 03 álbuns de estúdio. Após a decisão do seu baterista original em querer sair da banda, Jack Irons (que na verdade já era o 2º baterista a passar pelo grupo), o RED HOT CHILI PEPPERS estava atrás de um novo baterista, foi quando eles anunciaram testes de audição para a vaga.


É uma história estranhamente encantadora, repleta de diversão e puro brilhantismo: "Chad Smith chegou e ele estava vestido com uma camisa do METALLICA", disse Frusciante. "E o cabelo dele estava enorme e todo crespo, mais parecendo alguém de alguma banda glam metal, e nós pensamos: 'Meu Deus, vamos tirar esse cara daqui'. Ele se sentou na bateria e começamos a tocar".


O guitarrista continuou: “Até aquele momento, era Flea quem comandava as jams sessions no estúdio e nos ensaios, mas Chad chegou e de repente era ele quem estava nos carregando. Ele acelerava, acelerava mais um pouco e dizia: ‘Foda-se! Foda-se!’”


Smith também apreciou seu 1º encontro com seus futuros companheiros de banda com um carinho especial, por um momento em que Frusciante arrebentou uma corda da sua guitarra e Smith a trocou em tempo recorde para logo eles voltarem à magia.


Para Frusciante, não se tratava de tecnicidade, embora Smith a tivesse de sobra. Para ele, tratava-se da química sonora que acontecia "lá dentro no estúdio", e Smith trouxe consigo uma atmosfera que eles não apenas compartilhavam, mas da qual precisavam. Uma atmosfera imbuída de imenso prazer e paixão, em vez de desespero e ansiedade. 


Embora parecessem desconfiados no início, o recrutamento de Smith imediatamente valeu a pena, comprovando a beleza da conexão instantânea e impulsiva ao juntar as peças para formarem uma banda de rock de sucesso.


E assim, o RED HOT CHILI PEPPERS gravou seu 4º álbum de estúdio, "Mother's Milk" (1989), que foi também o 1º com o guitarrista John Frusciante e o 1º com a formação clássica da banda.


"Good Time Boys" (Disco: "Mother's Milk")






















Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page