• by Brunelson

Led Zeppelin: como surgiu o nome do grupo?


LED ZEPPELIN é uma banda rica em gloriosas histórias do rock.

Seja pelo enorme som que definiria uma geração ou mesmo por suas travessuras igualmente cativantes fora do palco, o grupo foi mitificado por décadas como uma das bandas mais influentes no mundo da música.

E para enriquecer ainda mais a sua história, você sabe como surgiu o nome do grupo?

Mas antes e como muitos fãs do LED ZEPPELIN já sabem, a banda surgiu como uma espécie de aglutinação de músicos de ponta da Inglaterra.

O músico Jimmy Page já era um guitarrista solo experiente, preenchendo vagas de sessão de estúdios como músico contratado e inicialmente sendo membro da banda THE YARDBIRDS (banda do guitarrista Jeff Beck e posteriormente com a inclusão de Eric Clapton).

Page também já havia trabalhado em 1967 com o multi-instrumentista e também músico de estúdio, o baixista John Paul Jones, e eles concordaram em trabalhar juntos em seu próximo projeto. Em agosto de 1968, Page convidou o vocalista Robert Plant e o baterista John Bonham para se juntarem a sua nova banda.

Foi quando o LED ZEPPELIN estava começando a tomar forma...

Porém, o nome LED ZEPPELIN viria da mente de outro baterista lendário do hard rock, Keith Moon do grupo THE WHO, com o seu senso de humor sempre distorcido.

A história conta e conforme descrito na biografia oficial do LED ZEPPELIN chamada, "Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra", que Jimmy Page estava ansioso para criar uma nova banda com Keith Moon, Jeff Beck e o colega de Moon no THE WHO, o baixista John Entwistle.

Moon observou que o projeto afundaria “como um zeppelin de chumbo” e Page e o grupo foram maiores e adicionaram o nome LED ZEPPELIN a sua nova banda.

Refletindo sobre essa história, Jimmy Page havia dito mais tarde em entrevista ao site Ultimate Guitar: “Era um nome que Keith Moon havia mencionado naquela época. Ele ficava falando: ‘Não seria divertido ter uma banda chamada Led Zeppelin?’ E eu perguntei a ele se poderíamos usar esse nome, porque no início eu queria montar uma banda com esse nome junto com Keith Moon, Jeff Beck e John Entwistle”.

Aí está... O nome de uma das bandas mais reconhecíveis na história do rock veio de um dos bateristas mais lendários da cena.

Realmente, foi muito apropriado...


"Communication Breakdown" (1º disco, "Led Zeppelin", 1969)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques