• by Brunelson

The Yardbirds: quando Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page apresentaram a música "Layla" em 1983


Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, tornaram-se famosos como a joia da coroa da banda THE YARDBIRDS.


Todos os 03 usaram o grupo como um trampolim para as suas carreiras e o tempo que passaram na banda, forneceu a plataforma sobre a qual construíram a fim de se tornarem lendas vivas do rock'n roll.

Ironicamente, nenhum dos 03 guitarristas foram membros fundadores do THE YARDBIRDS, embora sejam os primeiros nomes que instintivamente vêm à mente quando você pensa na banda.

Clapton se juntou ao grupo apenas 05 meses após a sua formação. Logo 02 anos depois, ele ficou criativamente frustrado com o THE YARDBIRDS se afastando do blues e Clapton não queria mais participar da banda, então, Jeff Beck entrou em seu lugar e levou o grupo para uma guinada mais psicodélica. Pouco depois, Beck saiu e Jimmy Page havia entrado na banda.

Jimmy Page, o futuro guitarrista do LED ZEPPELIN, que havia estabelecido um nome para si mesmo como um dos músicos de sessão de estúdio mais requisitados de Londres.

Com o passar do tempo e perante toda a áurea e talento que esses 03 guitarristas geraram, você esperaria que eles tivessem uma veia competitiva entre eles, no entanto, o seu vínculo construído sobre o amor pelo blues superou qualquer problema em potencial.


Mas embora fossem amigos desde 1960, foi somente em 1983 que eles iriam se apresentar todos juntos no palco.

Pensando nisso, ninguém conhece em Londres o Royal Albert Hall melhor do que Eric Clapton. Ele já tocou nesse prédio histórico mais de 200 vezes e também é onde fez história ao se apresentar junto com Jeff Beck e Jimmy Page pela 1ª vez para um evento beneficente.

"Nunca fomos rivais, foi apenas a imprensa que fez tudo isso parecer assim”, disse Eric Clapton para a revista Rolling Stone na época sobre este show beneficente.

Neste show todos realizaram grandes sets de guitarra, mas o que separamos logo abaixo foi quando estavam tocando algumas músicas de Eric Clapton, onde vieram com esta versão estonteante da canção "Layla" destruindo o telhado do Royal Albert Hall.

Ver esses talentos mercuriais se unirem e trocarem licks de guitarra, é uma visão e audição de tirar o fôlego e que é difícil não sorrir no canto da boca.


Confira Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck apresentando a música "Layla" em 1983 no Royal Albert Hall:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques