top of page

David Gilmour: a música do Pink Floyd que é sua despedida final para Roger Waters

  • by Brunelson
  • 1 de abr.
  • 7 min de leitura

No reino das boas dinâmicas que deram errado, o PINK FLOYD é provavelmente o portador da tocha. 


Desde o começo, os membros da banda passaram por desentendimentos constantes, levando a brigas, demissões e rixas de longa data que eram impossíveis de resolver. Mesmo hoje, Roger Waters (vocalista/baixista) e David Gilmour (vocalista/guitarrista) continuam em desacordo, mostrando que, apesar do apelo duradouro de sua música, sua parceria interrelacional estava longe de ser uma combinação perfeita.


Um tanto frustrante, pois a raiz dos problemas da banda também diferiam para cada membro do grupo. 


Para Gilmour, começou quando ele percebeu que Waters sempre foi um colaborador (capitão) exigente que estava mais preocupado em colocar em prática o que só ele conseguia ouvir e imaginar na sua cabeça, mas para Waters, Gilmour não respeitava suas ideias e visão, ficando mais preocupado em provocar brigas e discussões.


Seja qual for a verdade, a recusa deles em enterrar esse "machado de guerra" chamado PINK FLOYD desencadeou uma briga que duraria toda a carreira e que impactou significativamente em seu processo criativo.


Durante a gravação do último álbum com a participação de Waters, "The Final Cut" (12º disco, 1983), ele se recusou a permitir que Gilmour contribuísse, perpetuando seu distanciamento e resultando em um álbum que foi, sem dúvida, seu pior esforço com a formação clássica. Mesmo como solistas e longe do PINK FLOYD coletivo, a dupla parecia não conseguir superar sua aversão mútua. 


Mas quando o PINK FLOYD foi gravar o álbum "The Division Bell" (14º disco, 1994) depois de 01 década da saída de Waters, David Gilmour chegou a conceder uma oportunidade para Waters se juntar à banda para uma participação especial na canção "Lost For Words".


Olhando para esse episódio, parece que Gilmour inesperadamente experimentaria um momento de suavidade e decidiu que queria que Waters retornasse para marcar o último adeus à banda de forma apropriada e amigável, mas em vez de responder de forma igualmente aberta, Waters rejeitou a oferta, o que Gilmour interpretou como outro gatilho para seu ódio mútuo implacável.


Foi quando a partir disso ele criou as letras para a música "Lost For Words", com versos do tipo: "Então, eu abri a minha porta para meus inimigos / E perguntei se nós poderíamos começar de novo / Mas eles disseram pra mim: 'Por favor, vá se foder'".


Para levar isso um passo adiante, o grupo decidiu incluir uma imagem de luvas de boxe na página onde as letras desta canção estão escritas no encarte do álbum, com a voz gravada de um comentarista de boxe anunciando no interlúdio da música "Lost For Words": “Vencedor! Por nocaute!”


Embora possa haver várias interpretações potenciais sobre isso, está claro que a escolha de incluir uma linha tão sugestiva refletiu o desejo da banda dessa mensagem chegar até Waters - mas quem seria o verdadeiro vencedor?


Muitas rixas entre ex-membros de bandas são frequentemente resolvidas depois de alguns meses ou anos, quando ambas as partes decidem que não precisam mais desperdiçar energia mantendo suas caras brabas um na frente do outro. No entanto, pessoas como Waters e Gilmour parecem estar fixados em arrastar um ao outro para o amargo fim e parece que a reconciliação nunca estará na mesa, dadas suas inerentes divergências musicais e políticas.


"Lost For Words"


















































































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page