top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: a música que Roger Waters disse que as letras é para as pessoas “estarem no aqui agora e viver”


Ele pode ser um personagem intensamente controverso, mas ninguém pode negar que, com o PINK FLOYD, Roger Waters escreveu algumas das melhores músicas de sua geração.


Sendo uma parte vital da banda até sua saída amarga em 1985, ele era tão proeminente no grupo que sem sua liderança eles poderiam não ter alcançado as alturas que conseguiram.


Ele pode ser descrito como um tirano por seus antigos companheiros de banda e nos relatos tradicionais do PINK FLOYD. Ainda assim, Waters sustentou que sua ascensão como figura criativa após a demissão do frontman original do grupo em 1968, Syd Barrett, foi mais por necessidade do que qualquer outra coisa.


Explicando como tomou o poder, o vocalista/baixista do PINK FLOYD falou uma vez para a Q Magazine em 1987: “Tenho certeza de que você ouviria argumentos sobre isso dos outros rapazes da banda, mas eu simplesmente assumi a responsabilidade, principalmente porque ninguém mais parecia querer fazer isso. E isto é graficamente ilustrado pelo fato de que comecei a escrever a maior parte do material a partir de então, portanto, estava perfeitamente feliz em ser um líder”.


Sem dúvida, a obra mais famosa e bem-sucedida do grupo é o álbum "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973), um álbum conceitual que examina a fama, o envelhecimento e também os problemas de saúde mental sofridos por seu ex-líder, Syd Barrett. Embora o disco tenha resistido ao teste do tempo, como todo grande álbum, alguns criticaram partes de suas letras, sendo uma delas as linhas de abertura da canção "Breathe".


Ao ser entrevistado pelo jornal USA Today em 1999, Waters explicou que este segmento de linhas possui um significado muito mais profundo, revelando que é uma exortação “para estar aqui agora e viver” e não o descartável sem peso que muitos acreditaram.


Waters concluiu: “Eu me lembro de ter lido uma entrevista que Richard Wright (tecladista) havia concedido, onde ele disse: 'Não estávamos interessados nas letras'. Bem, tenho certeza que ele não estava, mas eu estava. As letras da música 'Breathe' são uma exortação muito direta para estar aqui agora e para viver, algo em que todos precisamos de ajuda... Eu ainda preciso".


"Breathe"




















































Mais Recentes
Destaques
bottom of page