top of page
  • by Brunelson

Dinosaur Jr: frontman escolhe o melhor guitarrista de todos os tempos


É difícil identificar exatamente quem inspirou o vocalista/guitarrista do DINOSAUR JR, J Mascis, e a sua abordagem única de tocar guitarra. Por um lado, Mascis possui um som e estilo que são completamente singulares para ele, onde somente pela audição você sabe que é Mascis tocando guitarra.




Mascis também fez um ótimo trabalho mantendo silêncio sobre quais guitarristas influenciaram o seu estilo, muitas vezes descrevendo de forma hilária o seu conceito por trás do DINOSAUR JR como tentar ser “a banda country mais barulhenta do mundo”, mas em uma entrevista para a revista Guitar World, Mascis forneceu informações privilegiadas sobre quem ele admirava ao criar o seu som na guitarra.


Quando você ouve Mascis descrever o seu estilo de guitarra como uma mistura de Tony Iommi (BLACK SABBATH), Bob Mold (HUSKER DU) e Ron Asheton (THE STOOGES), tudo parece se encaixar de uma forma mais óbvia.

E se houve um guitarrista com quem Mascis também não teve problemas em citar, foi Jimi Hendrix. Tanto Mascis quanto Hendrix preferiam texturas psicodélicas, nomeadamente através do pedal de distorção Fuzz Face, que ambos usariam em alturas surpreendentes e encontrariam o meio-termo perfeito entre a execução rítmica e solos de derreter o cérebro.

Como líderes das suas respectivas bandas power trio, Mascis e Hendrix foram cortados do mesmo tecido.


“Jimi Hendrix provavelmente parece óbvio dizer, mas ele é o melhor guitarrista de todos os tempos, certo? Ninguém nunca vai chegar perto dele”, explicou Mascis. “Então, ele está na lista apenas por esse motivo. Ele é uma influência por todos os motivos óbvios, mas nunca tentei tocar fielmente uma música de Hendrix, o que significa que nunca tentei tocar como ele... Nunca tentarei tocar como ele”.


Mascis concluiu: “Nunca ouvi uma única pessoa tocar corretamente as músicas de Jimi Hendrix. As pessoas sempre tentam enganar no jeito de tocar, o que é uma das coisas mais tristes de todas. Pessoas que tentam tocar como Jimi Hendrix são simplesmente deprimentes. Quero dizer, eu vi uma vez um show de Stevie Ray Vaughan e ele tinha tocado muito bem, mas eu não sei… Ele era um pouco mais repetitivo do que fazia Jimi Hendrix. É que, com Hendrix, tudo estava em suas mãos e você não consegue duplicar o que ele fazia”.




























Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page