top of page
  • by Brunelson

Dinosaur Jr: frontman escolhe a sua música preferida do Radiohead


Além do seu single sísmico da música "Creep", o álbum de estreia do RADIOHEAD, "Pablo Honey" (1993), é frequentemente esquecido sob o peso e fascínio dos lançamentos subsequentes da banda.

Esse disco seria seguido 02 anos depois pelo álbum "The Bends", uma coleção mais robusta de canções. Este 2º disco da banda aperfeiçoou o som derivado do grunge do RADIOHEAD desde o 1º álbum, antes que o grupo se aventurasse no território mais experimental e conceitualmente potente nos álbuns "OK Computer" (3º disco, 1997) e "Kid A" (4º disco, 2000).



Antes do vocalista Thom Yorke abraçar as influências eletrônicas no final dos anos 90, o som do RADIOHEAD era formado principalmente por bandas pós punk rock e pré grunge, como R.E.M, TALKING HEADS e PIXIES, que estão entre as influências iniciais mais significativas do grupo.


O grupo americano de rock alternativo, DINOSAUR JR, também estava entre as bandas nas quais o RADIOHEAD baseou as suas primeiras texturas de guitarra. Na verdade, como fãs particularmente entusiasmados do PIXIES e DINOSAUR JR, o RADIOHEAD chamou os produtores Sean Slade e Paul Kolderie, que já haviam trabalhado com ambas as bandas, para que gravassem o seu disco de estreia em 1993.

Os produtores trabalharam com o DINOSAUR JR em seu aclamado álbum de 1988, "Bug" (3º disco), e trouxeram uma abordagem sonora semelhante ao disco "Pablo Honey": “Paul Kolderie e Sean Slade produziram a música 'Creep' do RADIOHEAD depois de termos gravado o disco 'Bug'”, disse o frontman do DINOSAUR JR, J Mascis, em entrevista ao site Louder Sound em 2016. “Eu me lembro de ouvir pela 1ª vez a canção 'Creep' quando foi lançada e pensar que eles tinham aprendido alguma coisa da sessão de gravação do DINOSAUR JR”.

Ed O'Brien, um dos guitarristas do RADIOHEAD, até chegou a admitir essa afirmação, refletindo mais tarde durante uma entrevista para a revista Select em 1999: “Deus proíba que alguém nos julgue sobre o disco 'Pablo Honey', porque estávamos muito comprometidos com o DINOSAUR JR e o PIXIES até os olhos naquela época, escutando muito dos seus álbuns”.

Embora o RADIOHEAD estivesse claramente em dívida com o DINOSAUR JR pelo seu disco de estreia, o que vai, às vezes volta.

Quando o grupo havia lançado o álbum "The Bends" em 1995, J Mascis estava entre muitos que acharam esse disco uma audição particularmente inspiradora.

Numa entrevista em 2015 para o site Stereogum, J Mascis foi solicitado a escolher a sua música preferida do RADIOHEAD, sendo que ele escolheu a canção "Black Star", lançada no disco "The Bends". Ele aproveitou e se lembrou de quando escutou esse álbum pela 1ª vez, dizendo também que é o seu favorito do RADIOHEAD.

J Mascis concluiu: “Comprei o disco 'The Bends' em uma turnê pela Califórnia e fiquei muito impressionado. Provavelmente foi 01 ano depois de ter sido lançado... Eu escutava essa música várias vezes, porque ela realmente falava comigo. Esse é de longe o meu álbum favorito do RADIOHEAD, mas sem constrangimento, eles apenas parecem estar indo atrás desse disco o tempo todo durante a sua audição. São ótimas músicas e sons de guitarra, além de um vocal incrível, o que fica fácil amar esse álbum”.





"Black Star"



























Commenti


Mais Recentes
Destaques
bottom of page