top of page
  • by Brunelson

Dinosaur Jr: vocalista/guitarrista havia sido convidado para se juntar ao Nirvana


O vocalista/guitarrista da banda power trio DINOSAUR JR, J Mascis, é uma das figuras mais influentes do rock alternativo.



Um verdadeiro pioneiro do gênero, ele ajudou a criar um estilo barulhento e carregado de efeitos que teve uma participação significativa em abastecer o corpo musical que iria explodir com o advento do grunge no planeta inteiro no começo da década de 90.


Combinando letras introspectivas com uma dinâmica estrondosa coroada com o trabalho de sua guitarra, a banda saiu do underground com o seu 2º álbum de estúdio, "You're Living All Over Me" (1987), e deu uma nova vida à iminente cena.

É um reflexo da importância de J Mascis e dos esforços do seu grupo que nomes como, por exemplo, Billy Corgan (frontman do SMASHING PUMPKINS) e Kurt Cobain, os citaram como influência em suas carreiras. Com uma gama de acólitos em seu rastro, o DINOSAUR JR é atemporal e merece crédito por ainda estar em atividade desde 1984 com 12 álbuns de estúdio lançados e mantendo a sua formação original (com algumas idas e vindas de seus integrantes).

Embora reivindicar somente essa dupla de artistas como discípulos seja uma façanha em si, um deles chegou até a convidar J Mascis para se juntar à sua banda, o que, em particular, também é o músico mais proeminente que o DINOSAUR JR pode reivindicar como seu fã: o frontman do NIRVANA, Kurt Cobain.

Essa história foi contada no documentário de 2021, "Freakscene: The Story of Dinosaur Jr", que apresenta entrevistas exclusivas com a banda e grupos contemporâneos, como SONIC YOUTH, HUSKER DU e PIXIES.

Em um certo momento no documentário, o vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH, Thurston Moore, relembrou uma conversa entre Cobain e J Mascis. Na época, J Mascis estava procurando um novo baixista após a amarga saída de Lou Barlow em 1989: “O disco de estreia do NIRVANA, 'Bleach' (1989), ainda não havia sido lançado e o NIRVANA só tinha lançado apenas o seu 1º single, que foi da música 'Love Buzz'. Eu me lembro de Kurt dizendo para J Mascis: 'Por que você não se junta a nós?'”

“Não pensei muito sobre isso”, afirmou Mascis. “Acho que éramos muito maiores do que eles na época, então…”

Enquanto isso, a vocalista/baixista do SONIC YOUTH, Kim Gordon, acrescentou: “Isso me fez perceber talvez o quanto eles também influenciaram o NIRVANA, sabe? DINOSAUR JR tinha essa outra qualidade dissonante que eu acho que Kurt realmente gostou".

Essa não seria a única vez que J Mascis seria solicitado por Kurt Cobain para unirem forças.

Sendo entrevistado pela revista Spin em 2012, ele revelou que depois foi convidado novamente para tocar guitarra e para tocar bateria em outra ocasião - J Mascis também é baterista.

O frontman do DINOSAUR JR finalizou: “Acho que Kurt estava cansado do guitarrista que estava acompanhando o NIRVANA na turnê do álbum 'Bleach', que era Jason Everman atuando como 2º guitarrista, e ele me pediu novamente para entrar no lugar dele. Eu não pensei muito sobre isso na época e mais tarde também se falou em tocar bateria para um single que eles iriam lançar em 1990, que foi da canção 'Sliver', mas eles acabaram chamando o baterista do MUDHONEY para somente quebrar esse galho, que foi Dan Peters”.




Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page