R.E.M: a música que o vocalista usou para zombar das bandas britânicas dos anos 90
by Brunelson
há 4 horas
4 min de leitura
Muitas pessoas olham para o rock britânico dos anos 90 pós-grunge com desprezo.
O gênero certamente teve um impacto gigantesco na época e continua a influenciar o público e artistas até hoje, mas como muitos gêneros, o mesmo recebeu quase tantas críticas quanto elogios. Retroativamente, foi criticado por sua imagem vendida criando músicas que pareciam ter saído diretamente de uma máquina de moer chamado "grunge" aproveitando a onda do momento, e pelo sexismo, um tema que tinha sido abafado na cena anterior, mas que foi permitido prosperar como resultado na época.
Mas de todas aquelas bandas britânicas, o RADIOHEAD estava entre o maior oponente do seu próprio gênero, compartilhando sua aversão à música melódica e indo mais profundo em suas letras.
E o vocalista do R.E.M, Michael Stipe, também está entre os descrentes do rock britânico dos anos 90. Depois que essa onda do rock surgiu e passou, Stipe não se convenceu tão facilmente do que estava vendo e ouvindo.
Na verdade, ele uma vez fez uma crítica a essas bandas nas notas do encarte da coletânea de 2011 do REM, "Part Lies Part Heart Part Truth Part Garbage 1982-2011". Ao escrever sobre a música "New Test Leper", o vocalista aproveitou a oportunidade para criticar essas bandas, afirmando que esta canção trata sobre: “A música em que penso quando pessoas que escreveram, talvez, 04 boas músicas, ficam com a cabeça grande demais (Britpop, alguém?)”
A canção "New Test Leper" fica em um reino completamente diferente dessas bandas britânicas dos anos 90, apesar de ser liderada por violões. Os vocais de Stipe ficam firmemente dentro do reino do rock alternativo, enquanto ele canta sobre religião e julgamento. Não é uma música que se encaixaria confortavelmente ao lado de vários clássicos do R.E.M, os quais apresentam paisagens sonoras muito mais brilhantes, mas sua sutileza e mensagem a deixa de igual para igual com qualquer canção da banda.
"New Test Leper" é uma ótima música e certamente digna da mensagem que Stipe teve com ela.
"New Test Leper" (10º disco, "New Adventures in Hi-Fi", 1996)
Comments