Simplificando, o grupo R.E.M. escreveu a música "Everybody Hurts" para salvar a vida de muitas pessoas.
Tudo sobre a canção foi projetado para impedir os adolescentes de cometerem suicídio. Desde as letras diretas até os dramáticos arranjos de cordas com a sua bela melodia, a música atinge diretamente onde é importante: no coração - e esta é uma das marcas de uma grande obra de arte.
Desde o começo da década de 90, a banda R.E.M. tinha uma presença global maciça e, o que é mais, eles tinham integridade. Ao longo dos anos 80, o grupo lançou as bases para inúmeras bandas alternativas, bem como a cena grunge que dominou os anos 90.
O seu clássico álbum de 1992, "Automatic For The People" (8º disco), surgiu sob nenhuma pressão real e como a maioria dos artistas dizem, é quando o melhor trabalho é feito.
Por esse motivo, o álbum foi um dos discos mais maduros do R.E.M. em sua carreira e geraria alguns sucessos, embora a folia comercial nunca foi a maior prioridade para Michael Stipe (vocalista), Mike Mills (baixista), Peter Buck (guitarrista) e Bill Berry (baterista).
A canção "Everybody Hurts", lançada nesse álbum, é um dos pontos fortes, senão, de todo o catálogo da banda. Surpreendentemente, o baterista Bill Berry é creditado como o compositor principal da música, embora toda a banda estivesse envolvida na conclusão da canção, bem como na produção ao lado do produtor Scott Litt.
O guitarrista Peter Buck afirmou em uma entrevista para o livro "Johnny Black’s Reveal: The Story of R.E.M.", que: “A música ‘Everybody Hurts’ é semelhante a canção ‘Man on The Moon’. Bill a trouxe e era uma música country de 01 minuto. Não tinha refrão e nem ponte. Só tinha o verso que meio que girava e girava, e ele só ficava dedilhando a guitarra”.
Então, o guitarrista começou a entrar em detalhes sobre como a banda abordou o primeiro rascunho e como o complementou: “Passamos por cerca de 04 ideias diferentes de como abordá-la e event