top of page
by Brunelson
Ele acabaria morrendo de uma overdose por heroína na tenra idade de 23 anos na noite de Halloween, mas a vida da estrela indicada ao Oscar era muito complexa e comovente para sua morte ser considerada apenas como mais um efeito colateral catastrófico da fama.
No entanto, as mesmas conotações trágicas permanecem uma parte de sua retórica. Como o ator Ethan Hawke, que apareceu junto com Phoenix no filme "Explorers" de 1985, havia comentado: "Você sabe o que me perguntaram antes? Por que eu não faço mais filmes fáceis?", ele disse uma vez ao jornal britânico The Guardian. “Bom, o meu primeiro parceiro de filme teve uma overdose na Sunset Boulevard, sabe? Ele era a luz mais brilhante de todas e essa indústria o mastigou, o que foi uma grande lição para mim”.
Acrescentando posteriormente: “Drogas, álcool e depressão são oponentes formidáveis em todo o mundo. As pessoas pensam que conseguir o que você quer vai te fazer feliz, mas um senso de identidade, propósito e amor não vêm de fora. Você não pode se distrair com essa cultura que celebra coisas que às vezes não são o que parecem”.
Esta possibilidade de evitar a perda do seu amigo, tornou tudo ainda mais trágico...
Mais tarde, o cantor relembrou de forma agridoce: “Há um punhado de pessoas que conheci na minha vida que imediatamente senti: ‘Ah, esta será uma amizade para a vida toda, ok!', e conhecer River Phoenix foi assim. Tínhamos muito em comum em termos de ativismo, crenças sobre o meio ambiente e o vegetarianismo, mas também como utilizar a fama e uma plataforma pública para encorajar ideias progressistas”.
Enquanto estava de luto, Stipe não escreveu nenhuma música nos 05 meses que se seguiram à morte de River Phoenix. Então, em 1994, ele escreveu a comovente canção "Crush With Eyeliner" em memória ao seu falecido amigo. De acordo com a biografia chamada "Reveal: The Story of R.E.M", essa foi a primeira música que se seguiu à seca criativa induzida pelo luto que Michael Stipe estava sofrendo.
A canção atravessa a vida de pessoas que assumem personalidades diferentes, o que Stipe insiste ser também uma referência à banda NEW YORK DOLLS, que eram conhecidos por suas personas amorfas no palco - enquanto isso, seria mais 01 canção que Courtney Love disse uma vez à Uncut Magazine que acreditava ser sobre ela.
A música "Crush With Eyeliner", lançada no 9º álbum de estúdio em 1994, "Monster", também traz Thurston Moore (vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH) nos backing vocals. As violentas guitarras carregadas de reverberação viram o R.E.M. balançar os sons emergentes do grunge, o que representou uma mudança no som para a banda. Foi também uma canção transitória que se mostrou relativamente bem-sucedida, chegando à 23ª posição na parada de singles do Reino Unido e à 33ª posição no ranking da Billboard.
Se as ligações com o seu falecido amigo eram meramente subliminares ou se ele era o protagonista central da canção "Crush With Eyeliner", isso é conhecido apenas por Stipe, mas uma coisa que fica clara é que River Phoenix viveu no profundo impacto criativo que teve sobre aqueles que o conheciam melhor.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comentarios