top of page
  • by Brunelson

R.E.M: as 02 músicas inspiradas pela cegueira temporária do vocalista Michael Stipe


R.E.M. têm persistentemente provado ser uma das bandas de rock mais vulneráveis e emotivas dos últimos 40 anos.

E o vocalista da banda, Michael Stipe, frequentemente se abriu em entrevistas sobre a sua depressão que resultou do fato do R.E.M. estar indo, pelos seus próprios métodos, de um ato de rádio universitária underground para estrelas do rock no topo das paradas.


E durante a sua carreira, Stipe uma vez revelou que escreveu (ótimas) canções durante alguns tempos difíceis que passou.

Ele disse em entrevista ao site Pitchfork: “Estávamos há 05 anos de banda no R.E.M. e eu estava passando por uma depressão profunda e um colapso nervoso que levou 01 ano e meio para resolver. Ainda estávamos em turnê, fazendo discos e avançando nessa velocidade insana, o que não ajudou em nada na minha situação”.

Ele acrescentou: “Nós tocamos num festival na Bélgica onde Lou Reed também estava se apresentando e eu o conheci naquele dia (vocalista do VELVET UNDERGROUND). Ele não conversou muito comigo, mas tínhamos feito um cover de algumas de suas músicas em shows, então, ele me disse 'olá'. Naquele mesmo dia, machuquei muito os meus olhos com essas lentes de contato realmente sujas que usei. Eu as havia negligenciado por 03 ou 04 meses e acidentalmente me ceguei temporariamente”.

Para um observador tão perspicaz do mundo, politicamente, emocionalmente e socialmente falando, perder o sentido da visão deve ter sido aterrorizante para Stipe. Os aspectos visuais da vida de Stipe foram relegados ao reino dos sonhos, embora estes possam ser a fonte de grande inspiração para escrever música.

Stipe continuou: “Tive que usar curativos sobre os olhos por 10 dias. Sou uma pessoa extremamente visual e durante esse tempo, tive esses sonhos malucos. As músicas 'I Believe' e 'These Days' foram basicamente escritas como uma forma de eu lembrar quais eram aqueles sonhos. Enquanto isso, a banda veio da Bélgica e viajou de Heathrow para New York e depois para Seattle, onde finalmente consegui tirar as bandagens e enxergar novamente”.

Ele finalizou: “Nunca esquecerei de olhar pela janela para a rua em Seattle e sentir essa euforia. Algo havia acontecido e eu tive esse ponto de virada que foi profundo e importante pra mim. Tirei aquelas bandagens dos olhos e saí da depressão. Eu me senti encorajado e forte o suficiente para continuar e me tornei uma pessoa diferente daquele dia em diante”.


"I Believe" (4º disco, "Lifes Rich Pageant", 1986)


"These Days" (4º disco, "Lifes Rich Pageant", 1986)


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page