top of page
  • by Brunelson

R.E.M: qual a música da banda inspirada em um filme de 1959?


Desde o nascimento do cinema em 1895, filmes e música formaram um casamento inseparável.

Os primeiros filmes mudo provaram que, sem uma trilha sonora, um filme pode parecer morto, com a introdução de uma música realçando o dinamismo no decorrer de uma história.

Para todos os efeitos, o resultado desejado de filmes e músicas é praticamente o mesmo. Eles nos transportam da realidade de uma forma ou de outra ou tornam uma realidade nebulosa ainda mais clara de se ver. Esse cruzamento nunca passou despercebido pelos compositores, muitos dos quais buscam refúgio no mundo insular de um estúdio de música ou no escapismo escuro de uma tela de cinema, mas claramente a sua imaginação febril não é desligada apenas quando a cortina se abre e os trailers começam.

No entanto, quando se trata do R.E.M. e do clássico filme "Imitation of Life", a banda nem precisou se aninhar em um assento de cinema com um balde de pipoca para se inspirar. Na verdade, a música do R.E.M. nasceu apenas do título desse filme e de uma vaga noção do seu enredo.

Isso pode ter sido um caso sentimental, mas foi uma profundidade simples e séria que deu origem a música "Imitation of Life" lançada no álbum "Reveal" (12º disco, 2001).

Esta canção é uma referência ao filme de mesmo nome de 1959, mas como o guitarrista Peter Buck explicou uma vez, ninguém da banda tinha realmente visto o filme, acrescentando: “Eu pensei na época que o título era uma metáfora perfeita para a adolescência. Infelizmente, passei a acreditar que também é uma metáfora perfeita para a idade adulta, mas isso já é outra história”.

O filme aponta o dedo para as relações raciais abomináveis da época e a música também tem um escopo mais amplo e modernizado olhando para a jocosidade superficial de muitos círculos da vida. O arranjo brilhante da música faz este solilóquio sombrio soar como todas as melhores canções do R.E.M. com a maestria de um refrão para cantar junto.

Alguma outra banda na história combinou tanta profundidade com uma estrutura melódica perfeita em toda a sua carreira?

Esta agradável canção transmite uma mensagem séria, mesmo que ela já tenha percorrido o seu canal auditivo por tantas e tantas vezes.

Pode ter sido inspirada pelo filme, mas reflete uma visão de mundo que a banda compartilha e na qual o vocalista Michael Stipe elucidou em uma citação, afirmando: “O meu sentimento é que rótulos servem para comidas enlatadas”.


"Imitation of Life"


コメント


Mais Recentes
Destaques
bottom of page