• by Brunelson

R.E.M: Top 15 videoclipes da banda


R.E.M. foi uma banda que abraçou a forma de fazer videoclipe como poucas outras bandas na história do rock fizeram...

Ao longo de 03 décadas, R.E.M. lançou mais de 70 clipes, variando de curtas-metragens artísticos a vídeos de grande sucesso que entraram em alta rotação na MTV.

O vocalista Michael Stipe, um ex-aluno da escola de arte e fotógrafo ávido, esteve fortemente envolvido na representação visual da banda e contou principalmente com uma série de cineastas, incluindo Peter Care, Jem Cohen, Jim McKay, Spike Jonze (SONIC YOUTH, BEASTIE BOYS) e James Herbert, seu ex-professor de artes na Universidade da Geórgia.

Para ceder 02 vagas para outras pérolas, resolvemos deixar de fora os clássicos clipes das músicas "Shiny Happy People" e "Losing My Religion" (lançadas no 7º disco, "Out of Time", 1991), as quais fizeram o R.E.M. ficar conhecido globalmente pelo mainstream.

Confira em ordem cronológica o Top 15 dos videoclipes que o R.E.M. lançou em sua memorável carreira:

Música: "So Central Rain"

Álbum: "Reckoning" (2º disco, 1984)

Na época, quando o R.E.M. filmou o vídeo da canção “So Central Rain”, eles ainda estavam um pouco reticentes sobre aparecer na MTV e céticos sobre gravação em playback. Então, eles optaram por filmar o clipe ao vivo, com a banda escondida atrás de telas iluminadas enquanto um jovem Michael Stipe cantava melancolicamente em um robusto microfone de estúdio.


Música: "Fall on Me"

Álbum: "Lifes Rich Pageant" (4º disco, 1986)

Quando Michael Stipe fez o vídeo da canção “Fall on Me”, ele era famoso por resmungar letras já inescrutáveis. Frustrado por ser mal compreendido e mal representado, o cantor colocou as letras na tela, empurrando a tipografia rústica para a vanguarda através de um clipe abstrato.


Música: "It's The End of The World as We Know It"

Álbum: "Document" (5º disco, 1987)

Este clipe do diretor James Herbert, captura o espírito maníaco da canção através de uma lente panorâmica de uma casa bagunçada e abandonada ocupada por um menino inquieto. O vídeo foi muito barato de fazer, mas se destaca como um dos clipes mais memoráveis na história do rock.


Música: "Orange Crush"

Álbum: "Green" (6º disco, 1988)

R.E.M. fez questão de manter o controle total sobre os seus videoclipes quando assinou o contrato com a Warner Bros. em 1988. Com a canção “Orange Crush”, o primeiro clipe de sua carreira com uma grande gravadora, essa questão é muito clara sendo usada aos ritmos marciais da música como a trilha sonora de um curta-metragem do diretor Matt Mahurin. O vídeo traça paralelos ambíguos entre imagens de um menino confuso e imagens em preto e branco de uma pessoa cavando o solo e rastejando na grama.


Música: "Pop Song 89"

Álbum: "Green" (6º disco, 1988)

Este clipe de Michael Stipe mostra mulheres dançando de topless. O próprio Stipe está sem camisa e quando a MTV insistiu em adicionar barras pretas cobrindo os seios das dançarinas na versão censurada da emissora, Stipe editou de propósito uma barra preta para o seu próprio peito também. Solidariedade!


Música: "Drive"

Álbum: "Automatic For The People" (8º disco, 1992)

O diretor Peter Care gravou o vídeo para a canção “Drive” em 1992, bem na época em que o “moshing” se tornou parte dos rituais dos shows. Enquanto mosh, crowd surf ou stage diving são tipicamente apresentados como atos de agressões alegres, neste vídeo - em que Michael Stipe é erguido por um mar de mãos - a ideia é passada de alguma forma meditativa e estranhamente ameaçadora.


Música: "Everybody Hurts"

Álbum: "Automatic For The People" (8º disco, 1992)

O vídeo icônico do diretor Jake Scott para a canção "Everybody Hurts" - realmente não tinha como ceder a sua vaga para outra pérola - retrata almas solitárias presas num engarrafamento de trânsito ao longo da rodovia I-10 no Texas. O diretor foi inspirado em grande parte pela sequência do engarrafamento no filme chamado 8½, do diretor italiano Federico Fellini de 1963, mas o clima da peça aqui está inteiramente transformada em seus próprios termos, especialmente quando Michael Stipe leva as pessoas para fora dos seus carros rumo à liberdade.


Música: "Nightswimming"

Álbum: "Automatic For The People" (8º disco, 1992)

Aqui, resolvemos incluir de propósito esta canção no lugar do clipe da música "Man on The Moon" (também lançada neste mesmo álbum). O vídeo do diretor Jem Cohen para a canção "Nightswimming", uma das baladas mais queridas do R.E.M., é tão simples e lamentosa quanto a própria música. Em alguns pontos, é bastante literal, mas na maior parte esta coleção de momentos calmos e carregados de emoção é ideal para o desempenho vocal íntimo de Michael Stipe e suas letras sentimentais.


Música: "What's The Frequency, Kenneth?"

Álbum: "Monster" (9º disco, 1994)

O clipe do diretor Peter Care para esta canção é notável pela edição frenética que desloca a câmera para os cantos e longe da banda em alguns momentos, ampliando a dança estranha de Stipe em outros pontos.


Música: "Tongue"

Álbum: "Monster" (9º disco, 1994)

O vídeo dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris para a canção "Tongue", combina o estranho equilíbrio da música entre delicadeza e solidão de partir o coração, com imagens de estranhos adolescentes olhando ansiosamente para as imagens do R.E.M. em concerto em salas de recreação no estilo dos anos 70. A atenção aos detalhes aqui é maravilhosa, mesmo o clipe não sendo excessivamente nostálgico.


Música: "E-Bow The Letter"

Álbum: "New Adventures in Hi-Fi" (10º disco, 1996)

O clipe obscuro e romântico do diretor Jem Cohen para esta canção - uma colaboração do R.E.M. em 1996 com a cantora e poetisa Patti Smith - é ideal para o som e sentimento da música, que continua sendo uma das melhores e mais distintas composições da banda. As cenas de ruas solitárias do diretor são lindas, mas as imagens de Stipe se apresentando com a banda em uma sala iluminada por centenas de pequenas luzes brancas, estão entre as fotos mais elegantes e deslumbrantes da filmografia da banda.


Música: "Electrolite"

Álbum: "New Adventures in Hi-Fi" (10º disco, 1996)

O vídeo dos diretores Peter Care e Spike Jonze para a canção “Electrolite”, inclui algumas ideias visuais como as lentes "olho de peixe" na maior parte e junto com um surrealismo suave, é uma combinação inspirada para o sentimento da música. Uma romântica canção de ninar para Los Angeles no final do século 20.


Música: "Daysleeper"

Álbum: "Up" (11º disco, 1998)

A interpretação visual no clipe da canção "Daysleeper" pelos irmãos Snorri, complementa o torpor confuso de dor de cabeça da música e captura o sentimento deprimido e desconectado de seu protagonista em fotos de Michael Stipe. De óculos e em choque, o clipe se passa trabalhando num prédio de escritórios com iluminação fluorescente.


Música: "Imitation of Life"

Álbum: "Reveal" (12º disco, 2001)

Este vídeo do diretor Garth Jennings foi filmado em apenas 20 segundos, mas a filmagem foi repetida e editada de tal forma que amplia vários pequenos e estranhos momentos em uma elaborada festa na piscina nos anos 70.


Música: "Discoverer"

Álbum: "Collapse Into Now" (15º disco, 2011)

Michael Stipe se juntou a sua irmã, Linda, para o videoclipe da canção "Discoverer", um número triunfante do último álbum de estúdio do R.E.M. Os irmãos fizeram o vídeo brincando com o programa de design arquitetônico chamado AutoCAD, que não se destina a qualquer tipo de utilidade artística. O resultado é fascinante no uso de texto, cores brilhantes e dinâmica instável.


* R.E.M: resenha sobre a música "Losing My Religion"


* R.E.M: a história de raízes trágicas por trás da música de sucesso "Shiny Happy People" * R.E.M: a história por trás da música "Man on The Moon" * R.E.M: resenha do álbum "Automatic For The People" * R.E.M: Top 06 letras do vocalista Michael Stipe * Rock Alternativo: Top 05 melhores músicas * Neil Young: quando se juntou ao R.E.M. para tocarem a música "Country Feedback" * Radiohead: qual o álbum que mudou a vida do vocalista da banda? * R.E.M: quando o guitarrista convidou o Nirvana para dormir na sua casa * Nirvana: “o próximo álbum seria etéreo e acústico, tipo os discos do R.E.M.” * 05 bandas que odiaram os seus maiores sucessos * Rock'n Roll Hall of Fame: confira 04 apresentações de "supergrupos" em sua história


* R.E.M: vocalista e baixista em entrevista para marcar os 30 anos do álbum "Out of Time"


* R.E.M: Eddie Vedder cita banda em entrevista

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques