top of page
  • by Brunelson

Michael Stipe: o seu Top 08 músicas preferidas do R.E.M.


Quando Michael Stipe fundou o R.E.M. ainda como estudante em 1980, ele estava alheio ao que esperava ao virar a esquina a um grupo que duraria 03 décadas juntos de puro pioneirismo.


Desde que a banda resolveu encerrar amigavelmente as suas atividades em 2011, Stipe agora pode relembrar de suas conquistas e refletir sobre os momentos favoritos.

R.E.M. não era a sua banda arquetípica conquistadora de arenas e a fama nunca foi algo que eles desesperadamente queriam alcançar ou até mesmo ansiaram. Nos primeiros 10 anos de carreira, a banda alcançou o status cult antes de tudo mudar em 1991, quando o seu 7º álbum de estúdio, "Out of Time", foi estratosférico.

Esse disco contou com os singles de sucesso "Shiny Happy People" e "Losing My Religion", que catapultaram o R.E.M. nas mãos de uma nova base de fãs internacional.

Porém, em 2018 sendo entrevistado pelo jornal britânico The Guardian, Stipe relacionou as suas 08 músicas favoritas do catálogo do R.E.M. e sem surpresa nenhuma, ele evitou selecionar essas 02 músicas citadas no parágrafo anterior.


Depois de nomear a canção "The Lifting" do álbum "Reveal" (12º disco, 2001), o cantor observou o quão difícil ele encontrou o desafio de se adaptar em certas situações com a banda durante a carreira: “Peter Buck (guitarrista) possui o tipo de personalidade que, se ele não está feliz e está na mesma sala com você, isso meio que derruba tudo”, disse Stipe. “Ele é uma das pessoas mais inteligentes que já conheci e uma das pessoas mais silenciosas, então, você nunca sabia o que estava acontecendo dentro do cérebro dele”.

A música "The Lifting" mostra Stipe escrevendo da perspectiva de uma mulher. Ele disse que esta canção o forçou a “desafiar o meu próprio senso de posicionamento feminista”. O vocalista acrescentou: “Por que escrevi esse personagem insanamente vulnerável como mulher? Eu tive que examinar isso”.

Estranhamente, a lista de 08 músicas de Stipe também não apresenta nenhuma música do clássico e amado álbum "Automatic For The People" (8º disco, 1992).

Sobre a canção "World Leader Pretend", lançada no álbum "Green" de 1988 (6º disco), Stipe falou: “Foi a primeira música em que me senti tão confiante, que imprimimos a letra para o encarte do álbum e permitindo que as pessoas a lessem antes de ouvi-la”, comentou Stipe. “Então, você poderia dizer que foram 08 anos de formação”, diz ele sobre a jornada da banda para chegar até a música "World Leader Pretend".

Enquanto isso, Stipe também incluiu a canção "We All Go Back to Where We Belong", uma música inédita que o grupo lançou em 2011, depois de anunciarem que estavam se separando.

Stipe admitiu que a separação foi uma “decisão difícil”, mas que ele sentiu ser a única opção: “Tínhamos cumprido o nosso contrato e ficou evidente para nós que não queríamos que a banda caísse em bobagens, e tomamos a difícil decisão de nos afastarmos em nossos próprios termos e deixar as coisas acontecerem agora", refletiu Stipe sobre ficar relançando os álbuns em datas de aniversário.

Stipe tem um carinho eterno por aqueles anos emocionantes que a banda desfrutou e não há diamantes suficientes no mundo que o tentem a potencialmente arruinar o seu legado. Essa lista de 08 músicas escolhida a dedo é uma viagem fugaz cheia de nostalgia, que também amplifica por quê Michael Stipe está certo em não arriscar manchar o ilustre nome do R.E.M.

Confira em ordem cronológica as 08 músicas preferidas do R.E.M, que foram relatadas em entrevista pelo seu vocalista Michael Stipe:

"World Leader Pretend" (6º disco, "Green", 1988)

"Country Feedback" (7º disco, "Out of Time", 1991)

"Strange Currencies" (9º disco, "Monster", 1994)

"The Lifting" (12º disco, "Reveal", 2001)

"Electron Blue" (13º disco, "Around The Sun", 2004)

"Supernatural Superserious" (14º disco, "Accelerate", 2008)

"Oh My Heart" (15º disco, "Collapse Into Now", 2011)

"We All Go Back to Where We Belong" (ficou de fora do álbum "Collapse Into Now", 15º e último disco da banda lançado em 2011)


Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page