top of page
  • by Brunelson

R.E.M: qual a música que começou com letras retiradas de um encarte de um disco gospel?


A música "7 Chinese Bros" é um dos cortes profundos mais amados do R.E.M.

Lançada no álbum "Reckoning" (2º disco, 1984), esta canção tem sido uma abreviação sólida tanto para fãs obstinados quanto para novatos, representando a banda em ascensão para o que viria a se tornar no início da década de 90.


O título dessa música foi "emprestado" do livro infantil de 1938, "The Five Chinese Brothers", mas tudo o mais sobre a parte musical, letras e produção, foi original do R.E.M.

Durante a gravação, o vocalista Michael Stipe precisava de uma pausa em sua sessão vocal. Com a banda tendo acabado de voltar de uma turnê americana abrindo shows para o THE POLICE, os membros do grupo estavam exaustos e ainda empolgados e ansiosos com o retorno muito rápido ao estúdio para gravar o seu 2º álbum.

E Stipe ficou particularmente chateado nesse dia se sentindo como o vocalista incapaz de conseguir uma queda/tonalidade vocal adequada para uma nova música que eles estavam criando, chamada "7 Chinese Bros", foi quando uma distração apresentou ser necessária para "abrir a porteira" do lado criativo do seu vocalista.

“O estúdio onde gravamos esse disco, o Reflection Studios, tinha um grande corredor com degraus que ia da sala de controle da mesa de som até o estúdio A”, lembrou o produtor do álbum "Reckoning", Don Dixon, para a revista Mojo. “Tinha uma grande área mais baixa no estúdio onde montamos os equipamentos e microfones ali para Michael Stipe ter como o seu domínio privado. Estávamos trabalhando no vocal da música '7 Chinese Bros', mas Michael simplesmente não estava gostando dos vocais. Depois, ele estava sozinho sentado nos degraus desse corredor. Passei para avisá-lo que eu estava indo fazer um ajuste, mas foi apenas uma desculpa só para dar uma olhada nele e ver se eu poderia deixa-lo um pouco mais relaxado".

“Em seguida, subi e estava no sótão do estúdio, quando notei uma pilha de discos antigos que foram levados pra lá para morrerem, principalmente discos de R&B local e música gospel”, acrescentou Dixon. “Peguei um disco gospel, desci e quando passei por Michael a caminho da sala de controle naquele corredor, joguei o disco no colo dele, sei lá, pensei que ele poderia achar graça... Quando liguei a fita de gravação alguns minutos depois para voltarmos a gravar, Michael estava realmente cantando, mas não a letra da música '7 Chinese Bros', mas ele estava cantando as notas da contracapa daquele álbum gospel que eu tinha dado a ele".

“Quando Michael começou a cantar aquelas notas do encarte, que era simplesmente o nome dos artistas e de suas músicas, levei alguns segundos pra perceber o que estava acontecendo e logo me movimentei para ajustar os níveis de som da mesa”, lembrou o produtor. “Ele cantou toda a música somente em 01 tentativa, trabalhando em cada palavra na contracapa daquele álbum! Quando acabou, rebobinei a fita, rimos e começamos a cantar o seu belo vocal gravado em 01 tomada e de palavras reais, ali, do momento, que você ouve na gravação. Depois daquele dia, Michael parecia muito mais confiante”.

Essa versão inicial da canção "7 Chinese Bros" foi prontamente esquecida, mas não totalmente descartada.

Quando o R.E.M. começou a selecionar as músicas que seriam incluídas na coletânea de raridades, covers e lados-b, "Dead Letter Office" (1987), eles se depararam com essa versão alternativa de Michael Stipe cantando inicialmente esta canção, porém, com essas letras, eles a lançaram intitulada "Voice of Harold".



"Voice of Harold"























Mais Recentes
Destaques
bottom of page