top of page
  • by Brunelson

R.E.M: qual foi a "1ª música de verdade” que a banda escreveu?


A narrativa do R.E.M. serve como uma história inspiradora para qualquer banda. 


Eles aprimoraram diligentemente sua arte durante décadas até o seu final, enfrentando inúmeros desafios sem colher recompensas imediatas. Só vários álbuns depois é que eles mergulhariam no sucesso mainstream, uma perspectiva que antes parecia implausível para esses favoritos do público cult.


R.E.M. começou em 1980 com uma típica roupa de estudantes. Todos frequentavam a Universidade da Geórgia e formaram o grupo sem qualquer intenção de decolar. O projeto começou mais como um hobby para passar os dias vagos, mas eles rapidamente perceberam que havia um potencial significativo para o R.E.M. e decidiram coletivamente abandonar os estudos para prosseguir as suas ambições musicais.


No início, isso representava um risco significativo, mas o R.E.M. cresceu confiante em sua própria capacidade de transformar seu passatempo em uma carreira frutífera. No entanto, nessa fase os sonhos de estrelato pareciam fora de alcance e o quarteto só queria fazer algo sustentável, que fosse mais emocionante do que a perspectiva de um emprego normal.


Por um tempo, as composições do R.E.M. não levaram a lugar nenhum, mas sua persistência continuou e com a criação de uma certa música, eles foram instilados com a crença de que sua estratégia de alto risco havia começado a render dividendos.


A canção em questão é "Gardening at Night", lançada no 1º EP da banda, "Chronic Town" (1982), onde o grupo levou 02 anos de dedicação para criar uma música dessa estatura e que continua sendo um momento incrivelmente crucial em sua história.


Em entrevista para a revista Rolling Stone em 1992, o vocalista Michael Stipe havia dito: “Na verdade, tudo o que tínhamos criado de músicas novas eram nada. Sabe, eu nunca tinha escrito uma canção até formar o R.E.M. Nós realmente não tínhamos escrito nenhuma música de verdade até criarmos a canção 'Gardening at Night'".


Stipe esclareceu: “Afirmo que as primeiras 30 músicas que 'escrevemos' foram apenas ensaios e rascunhos, tipo, é como ir para a escola primária para aprender a escrever uma música em seu 1º dia de aula. Mas com a canção ‘Gardening at Night’, de repente foi, tipo: ‘Nossa, isto faz sentido'”.


Mesmo que as letras dessa música tenham um significado mais profundo - que pode estar ligado ao relacionamento de Stipe com seu pai - o título é literal. 


Durante uma entrevista para a Q Magazine, o guitarrista Peter Buck tinha revelado: “Havia um senhor velho que morava na minha vizinhança e que estava fazendo jardinagem em seu terreno às 2:00hs da madrugada, todo vestido de terno e gravata. Eu o via quando saia para tomar uma cerveja no supermercado ou em algum outro lugar”.


A canção "Gardening at Night" começaria a nos mostrar o tapete vermelho do que conheceríamos no estilo do R.E.M, mas suas capacidades não levou ao sucesso da noite para o dia. Para divulgar o EP "Chronic Town", eles começaram a fazer turnês incessantemente, melhorando ainda mais seu talento artístico. 




Também sendo reconhecido e chamando a atenção na Europa no decorrer da década de 80, foi somente em 1991 com seu 7º disco, "Out of Time", que o R.E.M. alcançaria seu 1º lugar no ranking da Billboard, onde já vinham sendo anunciados como a melhor banda americana de rock da época.


"Gardening at Night"



































Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page