• by Brunelson

R.E.M: a história de raízes trágicas por trás da música de sucesso "Shiny Happy People"


R.E.M. e a música "Shiny Happy People" (7º disco, "Out of Time", 1991) é uma gloriosa justaposição que, apesar do som totalmente alegre em sua superfície sonora, na verdade esta canção nasceu de uma tragédia.


A letra principal da canção “pessoas brilhantes e felizes de mãos dadas” permeia a ironia e na verdade foi forjada como um encoberto hino político.


Na primeira audição, a música surge como uma grande faixa alegre, mas na verdade essa afirmação é um contraste gritante com o tipo de música que o público em geral associaria a ser um molde do R.E.M., referenciando as canções "Everybody Hurts" ou "Losing My Religion" como exemplos principais. No entanto, por baixo da fachada iluminada da música "Shiny Happy People" havia uma mensagem séria que precisava ser ouvida.


A música foi lançada em 1991, dois anos após o levante da Praça Tiananmen, quando o governo chinês reprimiu os manifestantes estudantis, matando centenas de pessoas em um evento que deixou uma cicatriz na humanidade desde então. Com a música usando a frase "shiny happy people" que eles tiraram dos pôsteres da propaganda chinesa, começou uma tentativa de enganar o mundo e nos fazer acreditar em uma imagem muito diferente do que estava realmente acontecendo sob o regime chinês no início dos anos 90.


Mais tarde, o vocalista Michael Stipe chamou esta canção de "uma música realmente pop, tipo chiclete", em uma entrevista ao site The Quietus. Ele também admitiu que ficou um pouco envergonhado quando se tornou um grande sucesso por causa do seu som alegre que emana, o qual não estava de acordo com o tipo de artista que ele queria se tornar. A música também foi escolhida como tema do famoso seriado da TV, Friends, que teria colocado a canção em uma trajetória ainda mais popular.


“A ideia do R.E.M. para muitas pessoas, que é a mesma que eu tenho, é uma ideia muito séria, sendo eu um tipo de poeta muito sério”, afirmou Stipe. "Mas eu também sou muito engraçado, tipo, os meus colegas de banda acham que sim e a minha família também, então, eu devo ser mesmo. Mas isso nem sempre transparece na música, sabe? Provavelmente, as pessoas têm essa ideia de quem eu sou porque quando falo para a câmera, estou trabalhando tão duro para articular os meus pensamentos que pareço muito intenso”.


A música "Shiny Happy People" deveria zombar da idiotice do regime chinês que, na época, estava espalhando mentiras contínuas, onde a verdade sombria por trás das letras foi desconfortável para Stipe, enquanto a música se transformava em uma companheira da rádio pop com o seu sucesso amigável.


O que havia se tornado era de alguma forma representativo da propaganda que o governo chinês estava compartilhando, enquanto as pessoas digeriam a positividade que emanava da canção que escondia a sua desagradável realidade.


Confira o videoclipe da música "Shiny Happy People" do R.E.M:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead