top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: a música da banda inspirada pelo método de gravação da bateria do Led Zeppelin


Apesar de estar inativo há mais de 40 anos (com exceção do show de reunião em Londres no ano de 2007), a presença do LED ZEPPELIN ainda perdura no rock, sendo que o frontman do FOO FIGHTERS, Dave Grohl, é um super fã descarado do lendário grupo inglês e sua música ainda lhe fornece insights ocasionais de inspiração sempre que ele precisa.

“Você não tem ideia do quanto ele me influenciou”, disse Grohl certa vez sobre o baterista do LED ZEPPELIN, John Bonham. “Passei anos no meu quarto – literalmente anos – ouvindo a bateria de Bonham e tentando imitar o seu groove, velocidade ou força por trás da batida. Não apenas memorizando o que ele fazia nos álbuns do LED ZEPPELIN, mas me colocando em um lugar onde eu teria a mesma direção instintiva que ele”. Além disso, aos 15 anos de idade, Grohl fez uma tatuagem em homenagem a Bonham e ao LED ZEPPELIN.






Ao longo de sua carreira, Bonham inaugurou técnicas pioneiras de bateria. Por exemplo, na música "When The Levee Breaks" (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971), onde ele usou a acústica do local ao seu favor, colocando sua bateria debaixo de uma escada.

O guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, lembrou mais tarde sobre esse episódio: “Bonham tinha encomendado uma bateria nova e o seu técnico de bateria havia montado tudo no salão principal, mas quando Bonham apareceu, ele começou a mudar tudo de lugar colocando a bateria debaixo da escada. Foi uma enorme extensão do seu som de bateria, onde percebíamos que o mesmo refletia nas paredes... Havia um ambiente maravilhoso saindo daquela bateria”.

Quando o FOO FIGHTERS gravou o álbum "Medicine at Midnight" (10º disco, 2021), o baterista Taylor Hawkins decidiu mostrar seu lado interior de Bonham na canção "Shame Shame".


Grohl havia dito sobre essa música ao radialista Howard Stern: “O padrão da bateria é muito simples”, antes de instruir Hawkins a tocar o loop de bateria na gravação. Quando Grohl pediu a Hawkins para tocar esta canção novamente, desta vez ele pediu com o “estalo” que conseguimos ouvir na gravação, o que ele fez devidamente.

“Gravamos esse disco em uma casa antiga e descolada, então, não era um estúdio de verdade. Colocamos a bateria no topo de uma escada porque a reverberação ficava legal”, lembrou Grohl, antes de Hawkins interromper dizendo: “Muito parecido com a gravação da canção ‘When The Levee Breaks’ do LED ZEPPELIN”.

Hawkins concluiu: “É uma batida simples. Tem muito espaço na canção, então, queríamos um som de bateria do tipo da música ‘When The Levee Breaks’. Não usamos muitos microfones na bateria, pois não queríamos que fosse uma coisa muito técnica, sabe? Na verdade, foi tudo uma questão de 'som de escada'”.

Quando Bonham mudou sua bateria para debaixo da escada no local chamado Headley Grange, aqueles ao seu redor perceberam o ato como um momento de loucura. No entanto, seu movimento inovador provou que os ambientes tradicionais de estúdio nem sempre são o lugar perfeito para fazer música e, décadas depois, ele influenciaria o FOO FIGHTERS durante a gravação da canção "Shame Shame".


"Shame Shame"










































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page