• by Brunelson

Dave Grohl: "Kurt Cobain também havia escutado a música 'Exhausted' e tinha gostado" - Parte 2


Confira a entrevista que o site Vulture havia feito com Dave Grohl, baterista do NIRVANA e frontman do FOO FIGHTERS, em divulgação ao seu novo livro biográfico, "The Storyteller: Tales of Life and Music".


* Dave Grohl: "perguntei a Krist e a Kurt se eles queriam outro baterista"


* Dave Grohl: perguntado sobre qual o seu prêmio Grammy favorito?


* Dave Grohl: "não comecei a tocar música com uma carreira em mente" - Parte 1


Nesta 2ª parte que separamos para você, Grohl é perguntado sobre as músicas que ele gravava sozinho quando ainda era baterista do NIRVANA e a reação de Kurt Cobain ao escutar estas canções.


Foi revelado que Grohl colocou para tocar a sua fita-cassete inteira para Kurt e Krist Novoselic escutarem (baixista do NIRVANA), durante uma viagem de van quando estavam em turnê.


Esta fita-cassete nós a conhecemos por "Pocketwatch", sob o nome de LATE!:


* Pocketwatch: fita cassete rara surge para venda na internet


----------------------


Jornalista: Em 1992, você lançou a fita-cassete "Pocketwatch", o seu primeiro projeto solo sob o nome de LATE! Quando você percebeu que Kurt Cobain estava ciente dos seus projetos paralelos?

Dave Grohl: Quando entrei para o NIRVANA em 1990, cheguei a tocar para eles algumas coisas que eu tinha gravado na Virgínia entre as turnês do SCREAM (Dave Grohl foi o baterista do SCREAM de 1986 a 1990, antes de se juntar ao NIRVANA). Eles sabiam que eu gravava algumas coisas sozinho, mas eram pequenos experimentos sônicos, sabe? Eu estava apenas fumando maconha e não tinha mais nada para fazer. Isso remonta à famosa velha piada: "Qual foi a última coisa que o baterista disse antes de ser expulso da banda? Pessoal, tenho algumas músicas que acho que devemos tocar!” Reconhecendo o brilhantismo de Kurt Cobain como compositor, eu não tentaria me espremer ali no meio daquelas músicas. Eu sabia qual era o meu papel nessa nova banda e apenas preciso saber bater bem na minha bateria para levar essas músicas ao público como um rolo compressor.

Grohl: Eu tinha essa fita-cassete e coloquei para tocar para Kurt e Krist Novoselic (baixista) ouvirem uma vez quando estávamos viajando na van. Voltei para a Virgínia em algum momento e gravei mais algumas coisas com o meu amigo Barrett Jones (produtor) em sua mesa de 08 canais. A minha amiga, Jenny Toomey, tinha uma gravadora e ela ouviu uma das minhas músicas e me disse: “Estou fazendo uma compilação. Quer colocar uma música sua na coletânea?” E eu coloquei e comecei a tentar compor outras canções. Antes, as minhas músicas eram apenas experimentos malucos de punk rock e depois gravei as canções “Floaty” e “Alone and Easy Target” (ambas seriam lançadas no álbum homônimo de estreia do FOO FIGHTERS em 1995). Eu estava orgulhoso dessas músicas e me lembro de ter colocado para tocar a canção “Alone and Easy Target” para Kurt. Depois de escuta-la, Kurt me beijou no rosto, mas de maneira nenhuma eu pensei que essa música poderia ser lançada num próximo álbum do NIRVANA. Mesmo assim, fiquei lisonjeado e animado por Kurt me reconhecer como alguém que poderia escrever uma canção.

Jornalista: Kurt pediu para que você contribuísse em escrever novas músicas para o NIRVANA de quando ele ouviu aquelas primeiras canções suas da fita-cassete?

Grohl: Não. Com a música "Alone and Easy Target", Kurt gostou da melodia e do riff, mas não gostou das letras e não me perguntou se poderia mudá-la. Portanto, nunca chegamos a toca-la juntos. Na última sessão de estúdio do NIRVANA em janeiro de 1994, gravamos uma música nova chamada “You Know You’re Right” em Seattle. Eu e Krist Novoselic ficamos aguardando Kurt aparecer no estúdio por alguns dias e enquanto ele não aparecia, eu gravei a canção “Exhausted” e que também acabou sendo lançada no 1º disco do FOO FIGHTERS. Depois, quando Kurt apareceu no estúdio, ele a escutou e também tinha gostado dessa música, mas não, eu não queria confundir o seu processo musical dentro do NIRVANA.


"Alone and Easy Target"


"Exhausted"


Mais Recentes
Destaques