top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: quais as 02 canções inspiradas em música infantil?


Dave Grohl se tornou pai pela primeira vez em 2006. Desde então, a família Grohl se expandiu com mais duas filhas, o que significa que os deveres de pai nunca estiveram longe da mente de Grohl em nenhum momento na sua carreira como frontman do FOO FIGHTERS.

Sendo assim, também era impossível para o estado de espírito de Grohl não aparecer no FOO FIGHTERS e uma vez que ele se tornou pai, a inspiração começou a vir de todos os novos lugares para ele.


A 1ª vez que a música infantil se tornou uma fonte óbvia de criatividade artística, foi na música "The Pretender" (6º disco, "Echoes, Silence, Patience & Grace", 2007). Sendo o single do seu novo álbum, "The Pretender" foi um grande sucesso nas rádios de rock alternativo e mundial, se igualando na mesma prateleira de suas clássicas canções e concedendo à banda o seu 3º hit estreante em 1º lugar no ranking da Billboard.

E aqui, uma clara referência melódica está em seu refrão, onde Grohl canta: "One of these things is not like the other", de Vila Sésamo.

“Acho que fui subliminarmente forçado a escrever o refrão dessa música”, lembrou Grohl numa entrevista. “A canção ‘The Pretender’ é muito parecida com essa música infantil, ‘One of These Things is Not Like The Other’. Eu me lembro de escrever a canção 'The Pretender' e pensar: 'Cara, acho que já ouvi isso antes'. E então, Chris Shiflett (guitarrista) me disse: 'Cara, isto soa muito como aquela coisa da Vila Sésamo'. E eu falei na hora: 'É isso, vou usar dessa forma, pois é um sucesso!'”

Não seria a última vez que Grohl faria uma referência à música infantil.

A canção de ninar, "Rain Rain Go Away", circula na atmosfera terrestre desde pelo menos o século XVII, com variações frequentemente usadas na mídia voltada para o público mais jovem. Não é exatamente no mesmo gênero de hard rock que o FOO FIGHTERS prospera, mas Grohl interpolou esse dístico na sua música chamada "Arlandria" (7º disco, "Wasting Light", 2011).



"Arlandria" recebeu o nome do bairro da cidade natal de Grohl, no Estado da Virgínia, onde ele passou a maior parte de sua infância até a juventude. Embora esta canção seja uma mordida nas coisas que o ajudaram a formar sua identidade - para o bem ou para o mal - Grohl foi para um pouco de nostalgia quando ele fez um loop na melodia da música "Rain Rain Go Away" para a sua canção.

“Há algo na cadência da música infantil que tem o seu lugar no rock”, disse Grohl para a revista Entertainment Weekly em 2017: “Kurt Cobain costumava falar sobre isso. Ele costumava tentar simplificar as canções para que soassem como canções de ninar. Ele colocou muita importância na melodia e realmente minimizou as suas habilidades líricas. Ele sempre dizia: 'Primeiro a melodia e depois as letras'. No caso dele, eu achava que essas duas coisas estavam no mesmo nível, mas há algo sobre os padrões de canções de ninar que são inegáveis”.

Realmente, a música infantil se encaixa perfeitamente na imagem que conhecemos de Dave Grohl e isso nos deixa muito felizes.



"The Pretender"


"Arlandria"










Kommentarer


Mais Recentes
Destaques
bottom of page