• by Brunelson

Foo Fighters: quais as músicas que falam sobre Courtney Love?


Um dos relacionamentos mais polêmicos no rock também pertence ao frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA, Dave Grohl, com a viúva de Kurt Cobain, a vocalista/guitarrista do HOLE, Courtney Love.


* Foo Fighters: quais são as músicas que falam sobre Kurt Cobain?

Seria um liquidificador com misturas variadas como amigos, pares musicais, inimigos ferozes, representantes em processos judiciais e pacificadores reconciliados pelo legado do NIRVANA.

Quando os dois se abraçaram na introdução do NIRVANA ao Rock and Roll Hall of Fame em 2014, foi percebido uma onda de sentimentos calorosos e confusos porque essas duas pessoas, que passaram por tantos dramas públicos e perdas privadas, poderiam realmente se relacionar e se consolar - que é como deveriam.

A vida é muito curta e as brigas não resolverão o trauma de que Kurt Cobain se foi, então, eles realmente deveriam estar se segurando em vez de se destruir.

Infelizmente, esse parece não ser o caso...

Agora em 2021, Courtney Love afirmou em rede social (excluído rapidamente depois) que Grohl e o baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, a forçaram a assinar um contrato que canaliza para eles os royalties do NIRVANA destinados à família Cobain. Na verdade, Grohl escapou fácil dessa, pois ela ainda acusou Trent Reznor (frontman do NINE INCH NAILS) de abuso infantil nesta mesma postagem.

Após deletar as postagens, Love se desculpou em rede social, mas é apenas o evento mais recente em uma rivalidade de longa duração que não faz bem a ninguém e não cria nada que valha a pena.

Bom, em partes pode sim haver inspiração...

Isso inspira músicas, especialmente 02 do FOO FIGHTERS que são mais ou menos aceitas no inconsciente coletivo dos fãs como sendo sobre Courtney Love: "I’ll Stick Around" e "Stacked Actors".

Pelo menos, a canção "Stacked Actors" (3º disco, "There is Nothing Left to Lose", 1999) é a mais incisiva e contundente.

Já a música "I'll Stick Around" (1º disco, "Foo Fighters", 1995) foi escrita numa época em que Grohl favorecia imagens mais abstratas em suas letras e embora esta canção seja uma das menos abstratas do seu disco de estreia, ela poderia ser interpretada mais como uma música de autodeterminação do que como um golpe direto em Courtney Love. Pegue o que quiser de letras, do tipo: "Como poderia ser / Eu sou o único que vê / A sua loucura ensaiada", mas pelo menos parece haver alguma negação plausível. Essa música pegou uma reclamação e transformou-a em uma canção de perseverança.

Para a canção "Stacked Actors" há referências a loiras moribundas e um retrato contundente e altamente específico sobre mentirosos e certos tipos de Hollywood, que tentam desesperadamente dobrar a percepção do público para se encaixarem em suas próprias narrativas. É um tiro certeiro que existe apenas para criticar quem quer que seja a “velha drag queen”.

Oficialmente, Dave Grohl negou que esta música seja sobre Courtney Love, mas os paralelos entre as letras de ambas as canções, mais as relações acaloradas entre os dois, seria difícil imaginar outra pessoa sendo a inspiração por trás de versos: "Seus olhos marejados / Seu famoso disfarce / Nunca saber em quem acreditar".

De qualquer forma, "Stacked Actors" e "I’ll Stick Around" são músicas que possuem muito mais poder de permanência do que outras canções no catálogo do FOO FIGHTERS, e deixa-las fora dos shows seria um pecado.


"I'll Stick Around"


"Stacked Actors"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques