top of page
  • by Brunelson

David Letterman: revelando a banda e música preferida de todos os tempos


David Letterman sempre foi conhecido por ter legiões de grandes artistas em seu programa de auditório na TV americana.

Apesar de sua reputação como um dos maiores nomes da madrugada televisiva, a sua inteligência indelével foi acompanhada pela quantidade de estrelas que participaram do seu show, e dentre elas, Letterman possui uma queda por um dos reis do pós-grunge.

Atualmente já aposentado e sendo lançado no início da década de 90, o programa de David Letterman foi o canal perfeito para os fãs do grunge e do rock alternativo, com todas as bandas que você possa imaginar deste recinto chegando a se apresentar em seu programa - menos o NIRVANA.


Só para se ter uma ideia e acelerando até 2017, devido aos problemas de saúde que Neil Young estava passando na época, Letterman foi convidado para substitui-lo ao fazer o discurso de indução do PEARL JAM no Rock and Roll Hall of Fame.

Durante o seu discurso, Letterman falou sobre o quão visceral era o som da música do PEARL JAM surgindo nos anos 90: “Havia raiva. Eles representavam pessoas desempregadas de 20 e poucos anos de idade e que se sentiam deslocadas. Eu tinha quase 50 anos de idade na época e até eu estava chateado com as coisas que via ao meu redor”.

Apesar do amor recíproco do vocalista Eddie Vedder - PEARL JAM até possui 01 canção chamada "Letterman" - o apresentador ainda não tinha citado a sua música preferida de todos os tempos até que o FOO FIGHTERS começasse a fazer o seu nome. A banda rapidamente se tornou em uma das maiores do rock com o lançamento do seu 2º álbum de estúdio, "The Colour and The Shape" (1997), que nos apresentou os singles mais célebres do grupo, como as músicas "Monkey Wrench" e "My Hero".

E deixando enterrada mais perto do final desse disco, Grohl criou uma das canções mais emocionantes de sua carreira. Falando sobre o sentimento intangível do amor, a música "Everlong" se tornaria a canção de assinatura da banda, sendo rapidamente adotada como encerramento dos shows.

Embora Letterman já admirasse essa música há muito tempo, foi somente na década de 2000 que ele a adotou como uma de suas favoritas, sendo que o FOO FIGHTERS sempre foi bem-vindo ao palco do programa de Letterman, inclusive fazendo uma residência de 01 semana em seu programa, além de várias outras participações e até apresentando 01 show completo em outra ocasião.


E como a vida nos prega peças, Letterman teve que se submeter a uma cirurgia cardíaca em um determinado período de sua vida. Passando por uma situação difícil em termos de saúde, ele creditaria a música "Everlong" o fato de tê-lo trazido de volta à sua rotina no dia-a-dia.

E é fácil ver o que Letterman viu nesta canção. Apesar de todas as letras apaixonadas que Grohl escreveu, é plausível também imaginar que ela trata sobre quantos anos nos restam no planeta Terra (o poder da música de gerar um significado único para cada pessoa). À medida que a vida passa, sempre chega um ponto em que nos fazemos as mesmas perguntas que Grohl faz nesta canção, nos perguntando se tudo poderia ser tão real assim para sempre e se tudo poderia ser tão bom assim novamente.

Assim que Letterman voltou aos trabalhos com a saúde recuperada, ele fez um pedido especial para o seu programa de retorno: que a sua banda preferida voltasse para tocar a sua música favorita. Felizmente prestativos, Grohl e companhia invadiram o palco naquela noite, dando a Letterman uma recepção calorosa em sua recuperação e tocando a famosa música do FOO FIGHTERS que ajudou a trazer o apresentador de volta do abismo.


Confira uma dessas apresentações do FOO FIGHTERS no programa de David Letterman tocando a canção "Everlong"


"Everlong"


































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page