top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: o verdadeiro significado da clássica música "Learn to Fly"


Dave Grohl faz uma afirmação sólida de ser o último verdadeiro rockstar de sua geração.



Enquanto muitos da corte original de rockstars ainda estão vivos, como Keith Richards ou Ozzy Osbourne, o frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA também é bordado daquele tecido artístico que agora está desaparecendo aos poucos em novos artistas.

O conceito de rockstar começou na década de 60, mas nos últimos tempos começou a perder a sua relevância cultural à medida que a sociedade mudou acentuadamente desde os dias em que o rock and roll estava em supremacia e governava as coisas.

É sabido que Grohl se absteve das drogas pesadas desde a adolescência, mas é em termos de viver uma vida de proporções míticas, além de criar inúmeros clássicos, que permitem a Grohl fazer essa afirmação de rockstar.


Ele se formou na célebre banda de hardcore da capital Washington, SCREAM, antes de ingressar no NIRVANA no início dos anos 90 e depois disso nunca mais olhou para trás.

O trio de Seattle galvanizou a Geração X com a sua mistura de poder punk rock com ganchos melódicos, quando lançaram o 2º álbum de estúdio do NIRVANA em 1991, "Nevermind", e desde então, eles têm sido aclamados como uma das bandas mais influentes de todos os tempos.

Quando o vocalista/guitarrista do NIRVANA, Kurt Cobain, decidiu ir embora desse planeta em abril de 1994, o mundo ficou cambaleado e esse choque e tristeza foram mais sentidos por sua família e membros da banda. Grohl falou sobre isso em várias ocasiões em entrevistas e por um tempo ele pensou seriamente em abandonar a música.

No entanto, ele conseguiu sair desse período sombrio escrevendo material para o grupo que eventualmente se tornaria conhecido como FOO FIGHTERS e nessa nova roupagem, Grohl se consolidaria como um dos maiores de todos os tempos, escrevendo hinos após hinos. A influência dele e da banda não diminuiu em 25 anos, como refletido pelo fato de que eles acabaram de conquistar alguns prêmios Grammy em 2022.



Mesmo que o FOO FIGHTERS tenha lançado uma série de canções inesquecíveis nas últimas 03 décadas, elas ainda continuam em evidência e os clássicos que eles lançaram sempre permanecerão assim.

E uma das canções mais notáveis que Grohl escreveu para o FOO FIGHTERS foi "Learn to Fly", lançada no 3º álbum de estúdio, "There is Nothing Left to Lose" (1999), e durante uma entrevista em outubro de 2021 para o programa de auditório da TV americana, The Kelly Clarkson Show, Grohl revelou que a letra dessa música não é tão profunda quanto pensávamos.



Sendo questionado que as suas letras sempre contêm um equilíbrio entre luz e escuridão, com a entrevistadora complementando: “Eu acho que é a vida”, no entanto, Dave Grohl imediatamente dissipou esta noção quando se trata das letras da canção "Learn to Fly".


Ele revelou à entrevistadora: “Eu não quero estourar a sua bolha, mas na época eu queria ser piloto de avião, tipo, eu queria aprender a voar de avião e eu fiz essa música... É sobre isso e sinto muito. Peguei as fitas de vídeo cassete que falavam sobre isso e estava lendo todos esses livros também, então, sinto muito".

Grohl adicionou: “Mas veja, estou cantando porque queria ser piloto e você está cantando porque: 'Estou tão inspirada pela vida' ou o que quer que seja… Eu queria realmente aprender a voar, mas daí me dei conta: 'Espera aí. Há matemática envolvida para ser piloto? Então, eu não posso fazer isso'”.



"Learn to Fly"


תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page