• by Brunelson

Dave Grohl: nomeando os seus 05 bateristas preferidos de todos os tempos


Dave Grohl pode muito bem ser um dos maiores frontman do rock moderno, levando o FOO FIGHTERS para o sucesso do tamanho de um estádio e reconhecimento mundial, mas sem dúvida alguns dos seus melhores trabalhos foram feitos sem a sua guitarra e microfone e sentado atrás de uma bateria.

Não apenas como baterista do NIRVANA por trás de Kurt Cobain e Krist Novoselic, mas também ajudando Josh Homme no QUEENS OF THE STONE AGE de tempos em tempos. Ainda sobrando tempo entre 2009 à 2010, Grohl foi "camarada" e levou a bateria no THEM CROOKED VULTURES.

Sabemos que Dave Grohl é, no fundo, primeiro um baterista.

Além de ser um músico talentoso, capaz de pegar qualquer instrumento e tirar algo dele, Grohl também é um cara legal por completo. Isso significa que ele, longe da natureza machista competitiva do resto da indústria musical, sempre ficou mais do que feliz em elogiar os seus colegas.


Mais notavelmente escolhendo alguns dos seus bateristas favoritos de todos os tempos.

Nosso interesse foi despertado em quem eram os bateristas favoritos de Grohl depois de uma entrevista em 2015. A história diz que depois que Neil Peart decidiu pendurar as suas baquetas e se aposentar do RUSH, houve rumores de que Dave Grohl poderia ajudar Geddy Lee e Alex Lifeson e sentar atrás do kit para assumir o papel de Peart. Foi uma proposta assustadora para o fã Dave Grohl de longa data.

Depois que Peart faleceu, Grohl liderou tributos, dizendo: “Uma inspiração para milhões com um som inconfundível que criou gerações de músicos (como eu) a pegar duas baquetas e perseguir um sonho. Um homem gentil, atencioso e brilhante que comandava as nossas rádios e toca-discos não apenas com a sua batida, mas também com as suas belas palavras".

“Ainda me lembro vividamente quando era jovem e escutei pela primeira vez a música ‘2112′. Foi a primeira vez que realmente ouvi um baterista e desde aquele dia, a música nunca mais foi a mesma. Seu poder, precisão e composição eram incomparáveis. Ele foi chamado de 'O Professor' por um motivo: todos nós aprendemos com ele”.

Quando questionado pela revista Rolling Stone em 2015 o que ele diria se tal oferta para substituir Peart por um show acontecesse, ele respondeu: “Eu diria: 'Não sou fisicamente ou musicalmente capaz, mas obrigado pela oferta'. Neil Peart realmente era outra espécie de baterista".

“Eu conheço os arranjos, mas sou como Meg White para Neil Peart”, continuou Grohl. Pode ter parecido uma pequena crítica à baterista do WHITE STRIPES, mas Grohl rapidamente procura deixar esclarecido que ele pensa em White como igualmente favorável: “Ela é uma das minhas bateristas favoritas!” Grohl explicou. “Ela é uma daquelas bateristas que se você ouvir 15 segundos de sua gravação, você saberá quem é e isso pra mim sempre foi o padrão ouro”.

“Este sempre foi o desafio. Você quer saber quando ouve, tipo: 'Oh, esse é John Bonham. Oh, esse é Charlie Watts. Esse é Ringo Starr. Esse é Stewart Copeland. Essa é Meg White”. De fato, é um grande elogio para uma baterista única que muitas vezes foi esquecida por seu papel crucial no domínio do WHITE STRIPES.

Um baterista nesta lista dos favoritos de Dave Grohl tem sido constantemente relacionado a um rapaz franzino quando assumiu a bateria do NIRVANA. Estamos falando do falecido e grande baterista do LED ZEPPELIN, John Bonham.


A maior parte dessa comparação veio depois de uma entrevista, onde Kurt Cobain se referiu a Dave Grohl como sendo comparável ao lendário baterista do LED ZEPPELIN.

É justo dizer que Grohl possui o maior respeito por Bonham, muitas vezes se referindo a ele como o maior de todos os tempos: “John Bonham é o maior baterista de rock de todos os tempos”, escreveu Grohl para um artigo da revista Mojo. “Bonham tocou diretamente com o coração. A sua bateria não era perfeita, mas quando ele tocava o ritmo era tão profundo que parecia uma batida de coração. Ele tinha esta sensação maníaca de cacofonia, mas também tinha a sensação definitiva, onde poderia lhe balançar, fazer você subir ou ele poderia te puxar pra trás".

“LED ZEPPELIN e especialmente a bateria de John Bonham abriram os meus ouvidos”.

Agradecemos por ele ter feito isso, pois, sem Dave Grohl, estaríamos sem duas das melhores bandas do rock moderno - NIRVANA (não do jeito que conhecemos) e FOO FIGHTERS.

Ouvir bandas desde o início costuma ser a forma como elas se tornam as nossas favoritas. O mesmo pode ser dito de outro favorito de Grohl, o baterista do THE POLICE, Stewart Copeland.

“Eu cresci ouvindo THE POLICE, cara”, reflete Grohl. Na mesma entrevista, Dave Grohl e o baterista do FOO FIGHTERS, Taylor Hawkins, relembraram das suas longas amizades com o baterista do THE POLICE.

Grohl falou: “Uma das coisas mais loucas que o FOO FIGHTERS já fez, foi trazer Stewart Copeland conosco num jato particular de New York para Los Angeles e tocamos juntos depois a música do THE POLICE, ‘Next to You’, o que foi muito divertido".

“Nós entramos no jato particular e eu meio que sentei lá e ficava pensando: 'Que porra estou fazendo da minha vida agora?' Apenas para sentar e ouvir as histórias do THE POLICE foi algo que eu nunca irei esquecer".

Para terminar, Grohl tem um lugar especial em seu coração reservado para um baterista único: o maravilhosamente talentoso e frequentemente difamado, Ringo Starr. Com os BEATLES, Starr desenvolveu um estilo idiossincrático que o tornou querido por todos que o ouviam e fez os garotos começarem a pegar as baquetas.

Não precisamos aborrecê-lo com todos os motivos pelos quais você não concorde, caso ache que Ringo Starr não está lá entre os melhores.


Em vez disso, vamos deixar Dave Grohl resumir para você: "Defina ‘o melhor baterista do mundo’", disse Grohl num vídeo tributo à apresentação de Ringo Starr no Rock & Roll Hall of Fame. “É alguém tecnicamente proficiente? Ou é alguém que entra na música com o seu próprio sentimento? Ringo Starr foi o rei do sentimento”.

Seguem os 05 bateristas favoritos de Dave Grohl:

Neil Peart - RUSH Meg White - WHITE STRIPES John Bonham - LED ZEPPELIN Stewart Copeland - THE POLICE Ringo Starr - BEATLES

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead