top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: admitindo qual a canção do Foo Fighters que não agrada a maioria dos fãs


Nem toda música consegue agradar os fãs ao redor do mundo.

Mesmo que todo artista tente agradar o público que vem vê-lo, muitas vezes um álbum, música ou certa versão ao vivo, não se enquadra no que os fãs acham que deveria soar.


E embora seja difícil negar a simpatia de Dave Grohl, até ele admite que existe 01 música do FOO FIGHTERS que não agrada a todos.

A verdade é que Grohl nunca procurou fazer música para ninguém em particular quando iniciou o FOO FIGHTERS através de gravações demo solo caseiras que fazia com as suas primeiras canções. Formado a partir das cinzas do NIRVANA, metade da razão pela qual o FOO FIGHTERS começou foi para Grohl gravar as músicas que ele queria ouvir, gravando sozinho em poucos dias o álbum homônimo de estreia em 1995 para lhe ajudar a se desgarrar emocionalmente de seu antigo grupo.

Porém, assim que o disco começou a decolar, Grohl precisou reunir uma banda de verdade para levá-lo a se tornar no que conhecemos hoje. Chegando nos anos 2000, FOO FIGHTERS continuaria a crescer cada vez mais, com quase todos os álbuns tendo pelo menos 01 música hit que liderou as paradas.

E quando chegou a hora do grupo lançar uma coletânea em 2009, Grohl foi solicitado para compor uma nova música para o disco, naquela vibe como se fosse escrever o próximo grande sucesso da banda. Inspirando-se no artista Tom Petty, a canção "Wheels" seria lançada nessa coletânea, apresentando uma progressão de acordes rodopiante e soando como se o grupo estivesse voando pelo ar enquanto a música toca.


Mesmo que Grohl estivesse orgulhoso desta canção, ele admitiria abertamente que a música não é o que os fãs tradicionais procurariam no FOO FIGHTERS, dizendo uma vez em entrevista: “Você cria uma canção como ‘Wheels’ e as pessoas me diziam: ‘É sério mesmo? Esse é o FOO FIGHTERS?’ As pessoas ficaram todas assustadas, tipo: ‘Ah, não, é nessa direção musical que vocês estão indo?’ Sabe, é uma daquelas músicas que os nossos maiores fãs odeiam, mas eu gosto que tenhamos canções que muitas pessoas diferentes gostam ou não gostam”.

Apesar do apelo comercial dessa música, a levada da bateria junto com os acordes abertos fazem com que pareça que a canção nunca saia realmente do casulo, sempre crescendo, mas caindo novamente.

E realmente, a música "Wheels" não é apresentada com frequência nos shows - já foi mais presente no setlist da banda, mas agora poderia entrar até na prateleira de raridades para apresentar ao vivo, quando geralmente é tocada de forma acústica.


Bem na real mesmo, esta canção não chega a ser uma heresia, vide que o FOO FIGHTERS possui várias músicas "lentinhas" ou com levadas mais comerciais em sua discografia, mas que mesmo assim, está muito longe de ser uma das melhores canções que a banda já lançou.


"Wheels"






































Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page