top of page
  • by Brunelson

Courtney Love: as 02 músicas do R.E.M. que ela disse que são sobre ela


Como progenitores do grunge no HOLE e NIRVANA, Courtney Love e Kurt Cobain estavam profundamente apaixonados pelo trabalho do vocalista Michael Stipe e seu pioneiro grupo de rock alternativo, R.E.M. 


Durante seus anos pré-fama na década de 80, Cobain e Love idolatravam Stipe, sem imaginar que em poucos anos fariam amizade com ele.


No início da década de 90, Cobain listou seus álbuns preferidos de todos os tempos e entre 50 escolhas, estava o álbum de 1988 do R.E.M, "Green" (6º disco): “Não sei como essa banda faz o que faz”, disse Cobain ao editor da revista Rolling Stone, David Fricke, em 1994. “Deus, eles são os maiores. Eles lidaram com o sucesso como santos e continuam entregando boa música”.


Após a ascensão do NIRVANA à fama global com o disco "Nevermind" em 1991, Cobain e Love caíram nos mesmos círculos e bastidores do R.E.M, com Stipe uma vez falando em entrevista para a rádio SiriusXM em 2019: “O nosso guitarrista, Peter Buck, mudou-se para Seattle para constituir família e comprou uma casa. Mais tarde, Kurt e Courtney compraram a casa ao lado”.







Stipe logo fez amizade com Cobain como uma alma gêmea, mas na verdade foi Love quem ele conheceu primeiro: “Eu me lembro do HOLE ter passado em nossa cidade, Atenas, Georgia, e tocou na época que tinham lançado seu 1º álbum em 1991”, disse Stipe sobre a primeira vez que conheceu Love, agora em uma entrevista de 1999 para a revista britânica New Music Express, ao lado de Courtney Love.


“Eu estava almoçando em um restaurante e essas 03 pessoas vieram até mim e se apresentaram”, continuou Stipe, falando sobre os membros do HOLE. “Começamos a conversar e elas disseram: 'Vamos tocar no 40 Watt Club essa noite, venha se quiser' e eu não pensei 02 vezes porque elas foram pessoas muito amigáveis... Elas pareciam legais, quero dizer, toda a banda, o que é difícil de fazer em Atenas. É difícil se destacar e ter uma aparência diferente e elas eram ótimas”.


Depois, Stipe se lembrou de ter ficado excessivamente embriagado antes deste show do HOLE: “Eu comecei a ficar incrivelmente bêbado… Não sei por que, não sei o que estava acontecendo comigo naquela noite, mas fiquei muito bêbado e fui tropeçando até o 40 Watt Club e havia cerca de 15 pessoas lá. Era uma terça-feira à noite, sabe, os alunos estavam estudando, ninguém nunca tinha ouvido falar dessa banda antes, mas eu fiquei lá completamente encantado. E acho que falei bem delas para alguém...”


"Eu não falei com você naquela outra noite, não é?", Stipe acrescentou, voltando-se para Love que estava sentada ao seu lado. “Você estava ao telefone nos fundos o tempo todo, conversando com Kurt”.


Agora, Stipe se referiu a 2ª visita do HOLE no 40 Watt Club. Stipe já tinha conhecido Love um pouco antes, quando o R.E.M. havia feito um show em Seattle: “Então, estávamos em Seattle e Krist Novoselic (baixista do NIRVANA) e Shelley, sua esposa, deram uma festa e…”, quando Stipe foi interrompido por Love: “Eu e Kurt fomos!”


Stipe manteve laços amigáveis com Cobain e Love até o trágico falecimento do frontman do NIRVANA em abril de 1994. Como amigo de Cobain, Stipe sentiu remorso e sofreu muito com a perda. Após a morte de Cobain, Stipe e Love continuaram amigos, sendo que Stipe faria o discurso de indução do NIRVANA no Rock and Roll Hall of Fame em 2014. 



Em entrevista para a revista Uncut em 2010, Love afirmou que Stipe havia escrito 02 músicas sobre ela, embora o R.E.M. nunca confirmasse isso.


Ela disse: “Eu sei que as canções ‘Country Feedback’ e ‘Crush With Eyeliner’ são sobre mim. As letras da música 'Country Feedback' onde diz: 'Passamos por um falso colapso / Auto ferida / Plásticos, coleções / Auto ajuda, dor pessoal / Terapia, médiuns, foda-se tudo', Michael Stipe me falou sobre isso uma vez”.




Confira o áudio de estúdio dessas 02 músicas citadas por Courtney Love:


"Country Feedback" (7º disco, "Out of Time", 1991)


"Crush With Eyeliner" (9º disco, "Monster", 1994)
































תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page