Thom Yorke: "uma das coisas malucas que fizemos foi não lançar essa música no álbum 'OK Computer'”, disse o vocalista do Radiohead
by Brunelson
3 de abr.
5 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
Nem todo artista consegue realmente ver o potencial de sua arte, a menos que seja em retrospecto.
Para cada músico que alegremente compartilhará com você como eles foram gênios por criarem certas partes de guitarra ou cantar o seu melhor em qualquer canção, há muitos que deixaram suas obras-primas caírem no esquecimento ou as jogaram como um lado-b em um single, somente para apenas verem a luz do dia (PEARL JAM manda um abraço).
E embora o RADIOHEAD tenha sido quase clinicamente preciso em como escolheram as músicas para lançarem no álbum "OK Computer" (3º disco, 1997), o vocalista Thom Yorke admitiu uma vez em entrevista que a canção "I Promise" deveria ter recebido uma atenção especial durante as sessões de gravação desse álbum.
Quando eles começaram a trabalhar nessa obra-prima, Yorke já estava começando a ficar desconfortável com o que a fama poderia fazer a uma pessoa. Ele tentou o máximo que pôde para superar o som do grunge em seu disco de estreia, "Pablo Honey" (1993), mas enquanto o 2º álbum da banda, "The Bends" (1995), ainda era um ótimo disco, ele ainda cheirava às tendências grunge e do rock alternativo do começo da década e que se tornaria uma coisa comum para os membros da banda.
Isto significava que o próximo disco do grupo tinha que dar um passo adiante, e junto com seu fiel produtor, Nigel Godrich, eles lançariam o álbum divisor de águas na história do rock, "OK Computer". A essa altura, Yorke também havia mudado a maneira como abordava suas letras, mas focando principalmente na canção "I Promise" e com o benefício do retrospecto, ele acha que essa música merecia um destino muito melhor do que ser descartada do álbum. É uma canção que fala sobre a dependência crua de alguém, como se ele estivesse disposto a fazer qualquer coisa para garantir que ela fosse feliz.
Mas como as sessões de gravação de onde ela veio resultaram em um projeto mais sinistro liricamente falando, na época, Yorke pensou que a canção "I Promise" ficaria liricamente deslocada dentro do disco ao lado das demais músicas.
A lançando somente no relançamento do álbum "OK Computer" em 2017, em comemoração aos 20 anos de vida do disco, Yorke concluiu: “Normalmente não acho que somos o tipo de pessoas que olham para trás, mas agora posso dizer que foi interessante quando criamos e gravamos esta canção. Que bando de malucos éramos e provavelmente ainda somos, mas uma das coisas malucas que fizemos foi não lançar essa música no álbum 'OK Computer'”.
Mas às vezes, esperar que uma canção atinja sua forma final compensa a longo prazo. O grupo também estava trabalhando em músicas como "Nude" e "True Love Waits" durante as sessões de gravação do disco "OK Computer", sendo que a 1ª só seria lançada no álbum "In Rainbows" (7º disco, 2007) e a 2ª no álbum "A Moon Shaped Pool" (9º disco, 2016), após terem sofrido várias metamorfoses ao longo do tempo, para chegar na pintura ideal que os membros da banda imaginavam serem dignas de lançamento.
E talvez esta seja uma das chaves para o sucesso do RADIOHEAD. Eles sabem criar o ponto ideal para os álbuns que querem fazer e mesmo que isto signifique deixar algo na sala de espera aguardando ser atendido, ter um futuro clássico já pronto para o próximo disco que eles forem gravar dificilmente é um problema ruim de se ter.
Comments